01/09/2020 16h23

Transmissões ao vivo do Incaper estão disponíveis em diversas plataformas

Foto: Divulgação
Entrevistas realizadas no Instagram do Instituto podem ser visualizadas no Facebook e no YouTube.

As transmissões ao vivo realizadas no Instagram do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) estão disponíveis também no Facebook e no YouTube do Instituto. A iniciativa pretende disponibilizar as informações produzidas pelo Incaper nas diferentes plataformas digitais e, assim, contemplar um número cada vez maior de interessados.

As entrevistas no Instagram são realizadas ao vivo sempre às quartas-feiras. O conteúdo é gravado e disponibilizado nas outras plataformas digitais no decorrer da semana. As transmissões já atingiram a marca de 6 mil visualizações e a expectativa é de que, com a disponibilização nas demais redes, esse número cresça ainda mais.

A iniciativa faz parte dos trabalhos desenvolvidos pela Coordenação de Comunicação e Marketing (CCOM) do Incaper, responsável por dar visibilidade às ações do Instituto. A mediação das entrevistas fica por conta da jornalista Juliana Esteves, responsável pela CCOM do Incaper.

“A realização das transmissões ao vivo era um desejo antigo: estávamos estudando o melhor canal, os melhores dias e horários, o melhor formato. Com a pandemia, as transmissões viraram realidade antes mesmo do previsto. Essa nova maneira de divulgar informações atende aos anseios dos seguidores do Incaper nas redes sociais e também dos próprios servidores. É uma nova forma de comunicação, que se popularizou muito rápido na pandemia e parece estar consolidada no Instituto”, disse Juliana Esteves.

Ainda de acordo com a jornalista, a disponibilização do conteúdo do Instagram nas outras plataformas digitais atinge um número ainda maior de pessoas. “Tem pessoas que seguem todas as nossas redes sociais. Mas quem está só no Facebook, por exemplo, não tem acesso às transmissões ao vivo feitas via Instagram. Precisamos ajustar a narrativa para cada plataforma e, nesse caso, optamos por reproduzir as transmissões na íntegra”, acrescentou.

A coordenadora de Comunicação e Marketing do Incaper lembra também que a participação do público só é possível durante a transmissão ao vivo, às quartas-feiras, às 17 horas, no Instagram @incaper_es. “No Facebook e no YouTube, o internauta não pode interagir, porque o que está sendo publicado lá é a gravação da entrevista. Mas ele tem acesso ao conteúdo na íntegra e, caso surja algum questionamento que não tenha sido respondido durante a transmissão, nós direcionamos a pergunta ao setor responsável. Quem procura informação do Incaper não pode sair sem resposta”, complementou.

As transmissões no Instagram começaram em abril. Todas as entrevistas estão sendo postadas no Facebook e no YouTube ao longo da semana, com uma programação de um vídeo por dia. Segundo Juliana Esteves, o Incaper foi uma das primeiras instituições públicas do Estado a realizar transmissões ao vivo nas redes sociais e virou referência para outras autarquias. “Recebemos várias ligações de colegas jornalistas, assessores e gestores de outros órgãos públicos, para uma troca de experiências bastante produtiva”, avaliou a jornalista do Incaper.

Confira as entrevistas já realizadas no Instagram do Incaper

Os temas das entrevistas ao vivo são variados e escolhidos seguindo critérios jornalísticos. As sugestões de servidores, internautas e demais públicos são avaliadas e organizadas em um calendário. Veja a seguir alguns dos temas que já foram tratados nas transmissões ao vivo no Instagram do Incaper:

Cafeicultura: safra capixaba, com Abraão Carlos Verdin Filho, pesquisador do Incaper e coordenador Técnico de Cafeicultura. Transmissão realizada em 15 de maio de 2020.

Avicultura caipira, realizada no dia 20 de maio de 2020, com Maíra Formentini, zootecnista do Instituto. A entrevista foi disponibilizada em parte 1 e parte 2, nas redes do Incaper. O tema também foi tratado em uma matéria com os detalhes no site do Instituto.

Alimentação: tendência de consumo em tempos de pandemia, com Enio Bergoli, engenheiro-agrônomo do Incaper. Os detalhes também foram tratados em uma matéria no site do Incaper. Transmissão ao vivo realizada no dia 27 de maio de 2020.

Mata Atlântica: potencial econômico para conservação, com a bióloga do Incaper Fabiana Ruas. A transmissão ao vivo marcou as comemorações pelo Dia da Mata Atlântica e pela Semana Mundial do Meio Ambiente.

Floricultura Capixaba, com a extensionista do Incaper Márcia Varela. Transmissão ao vivo realizada no dia 10 de junho de 2020.

Meteorologia: a chegada do inverno e o combate à desertificação, com Hugo Ramos, coordenador de Meteorologia do Incaper. Transmissão ao vivo realizada dia no 17 de junho de 2020.

Milho e outras sementes crioulas, foi o tema da transmissão realizada no dia 24 de junho, com a pesquisadora e atual diretora-técnica do Incaper, Sheila Posse.

Políticas Públicas de Crédito Rural e Pesqueiro, com Juliana de Barros Valle, extensionista do Incaper. A transmissão foi realizada no dia 1º de julho, data do lançamento do Plano Safra 2020/2021.

Agricultura capixaba na pandemia, realizada no dia 08 de julho, com o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, falando sobre as ações realizadas em prol da agricultura nos tempos atuais.

Políticas públicas para a agricultura familiar, com o engenheiro-agrônomo e extensionista do Incaper, João Marcos dos Santos Júnior, realizada no dia 22 de julho.

Cacauicultura capixaba, transmissão realizada no dia 29 de julho, com o extensionista do Incaper Lucas Calazans.

Funsaf, transmissão realizada dia no dia 12 de agosto, com o subsecretário de Estado da Agricultura, Michel Tesch, falando sobre o 3º edital do Funsaf.

Criação de Bezerras Leiteiras, a transmissão realizada no dia 19 de agosto com a Zootecnista do Incaper, Fernanda Secchin de Melo Sperandio. Contou também com a participação da médica veterinária Jociene Baratela, abordando questões relacionadas à saúde dos animais, colostragem, cura de umbigo e instalações. A transmissão ficou disponibilizada nas redes do Incaper em parte 1 e parte 2;

Agroecologia e Agricultura Orgânica, com Andressa Alves, realizada no último dia 26 de agosto. A coordenadora técnica de Agroecologia e Agricultura Orgânica do Incaper abordou também a importância das mulheres rurais.

Texto: Thiago Borges, Juliana Esteves

Informações à imprensa:

Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves /Andreia Ferreira
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865 / (27) 98849-6999
juliana.esteves@incaper.es.gov.br / andreia.santos@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper