13/05/2020 13h32

Troca de experiências via internet vira rotina no Caparaó

Foto: Ricardo Eugênio / Incaper

O afastamento social causado pela pandemia do novo Coronavírus faz com que as pessoas desenvolvam novas formas de comunicação e troca de experiências. É o que tem feito a equipe do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) que atua nos municípios que fazem parte do Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Carapaó.

As reuniões via internet tornaram-se rotina: ajudam a alinhar o discurso, trocar experiências e compartilhar resultados. Desta forma, o produtor rural da região estará sempre bem assistido e informado, mesmo que remotamente. “As trocas de experiências foram demandadas pela própria equipe, levantadas a partir da necessidade de debaterem e socializarem algumas experiências executadas na região pelos extensionistas”, disse o coordenador do CRDR Caparaó, Ricardo Eugênio Pinheiro.

Para viabilizar a estratégia, a equipe do CRDR Caparaó estabeleceu dia e horário para os encontros virtuais: todas as quintas-feiras, entre 9h e 11h. Já foram realizadas reuniões sobre: emissão das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), saneamento rural, e nutrição e análise de solos.

Os temas a serem discutidos nas próximas semanas também já foram escolhidos: regularização das agroindústrias familiares, crédito rural, cafés especiais, manejo fitossanitário do cafeeiro, sistema agroflorestal, comercialização, alimentação animal na seca, entre outros. “Esta iniciativa foi tão positiva que resolvemos convidar os extensionistas do Regional Central Sul para participarem”, comemorou Ricardo Eugênio.

A ideia agradou os participantes. Para Aline Chaves Pereira, do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Alegre, esta é uma troca de experiência muito rica. “Estamos nos reinventando nesse momento delicado que estamos vivendo. Para algumas pessoas, o trabalho remoto já fazia parte da rotina, mas pra nós, extensionistas do Incaper, está sendo algo novo e muito proveitoso. A rotina do nosso trabalho é muito dinâmica, e muitas vezes, não conseguíamos nem conversar direito com os nossos colegas. Agora, através dos nossos encontros pela conferência web, temos essa oportunidade de obter mais conhecimento e oferecer um trabalho com mais qualidade para os nossos agricultores e agricultoras”, elogiou.

O extensionista do Incaper em Iúna, Matheus Fonseca de Souza, que atuou como facilitador do tema nutrição e análise de solos, também gostou da iniciativa. “A troca de experiências via conferência web realizadas no Regional Caparaó superou minhas expectativas. Foi um momento muito bom de aprendizagem, com boa interação de todos os escritórios. A conversa que coordenei sobre nutrição do cafeeiro foi muito rica em experiências de todo o Regional, praticamente todos os colegas interagiram com perguntas e exemplos de trabalho. Recomendo mais ações como essa. É em situações inusitadas e difíceis que grandes descobertas são realizadas, e o trabalho remoto foi uma grande descoberta com uso da tecnologia a nosso favor”, afirmou.

Aritsotemos de Paiva Haissem, do ELDR de Ibitirama, acredita que o atendimento remoto é a melhor solução no momento. “Nesses momentos de lutas para conter o avanço dessa pandemia, já praticamente presente em todas as regiões do Estado, não podíamos nos furtar de contribuir para que essa virose não se alastre de forma incontrolável. Com isso, nosso atendimento de forma remota é plenamente justificável”, comentou.

Haissem ressalta a importância da internet para a manutenção do contato com a equipe e produtores atendidos pelo Incaper. “Está mais do provado que nos momentos de dificuldades, onde existem muitas restrições, nos adaptamos e até mesmo, nos reinventamos. Exatamente isso tem ocorrido em nossa região com as conferências web semanais, debatendo temas do dia a dia de nossa extensão. Essa ferramenta que se mostrava até então com pouca utilização  para nós, passa a desempenhar papel fundamental na socialização dos conhecimentos técnicos. Mesmo com as dificuldades com a internet, muitas vezes fraca e descontínua, temos alcançado os objetivos propostos. Prova disso é que, o grupo pretende inserir na agenda de trabalho, essa ferramenta tão prática e econômica, mesmo quando o atendimento voltar ao normal”, avaliou

Texto: Juliana Esteves, Ricardo Eugênio Pinheiro
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper