17/10/2016 14h06 - Atualizado em 17/10/2016 14h05

Unidade de Produção Animal Agroecológica do Incaper dissemina conhecimentos sobre galinhas caipiras e abelhas nativas sem ferrão

Resgatar conhecimentos tradicionais e disseminar práticas de manejo agroecológico da criação de galinhas caipiras e abelhas nativas sem ferrão. Esses são alguns dos objetivos da Unidade Experimental de Produção Animal Agroecológica (UEPA) do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Localizada na Fazenda de Linhares, a unidade tem se tornado uma referência na disponibilização de tecnologias para agricultores familiares e comunidades tradicionais.

De acordo com a pesquisadora do Incaper Marcia Guelber, tornar a UEPA uma referência estadual em avicultura, apicultura e meliponicultura agroecológicas faz parte das metas do projeto “Um novo olhar sobre os sistemas tradicionais: inovação e socialização de tecnologias para a transição agroecológica da produção animal”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Esse projeto, iniciado em 2014, abrange a região do Território Juparanã, que inclui os municípios de Linhares, Aracruz, Sooretama, Fundão, João Neiva, Rio Bananal e Ibiraçu.

“O trabalho desenvolvido pelo Incaper com a criação da galinha caipira e de abelhas em sistemas agroecológicos é inédito no país, sobretudo pela participação e incentivo aos criadores, prioritariamente agricultores familiares e comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas, que costumeiramente são pouco atendidos pelas ações de ATER e pesquisa públicas", explicou Marcia. Ela também disse que o trabalho desenvolvido por esse projeto consiste em recuperar saberes que as comunidades têm a respeito dessas atividades, mas que se perderam com o tempo por algum motivo.

“Optamos por trabalhar com sistemas tradicionais de produção animal justamente para que esses conhecimentos não se percam. A criação das galinhas caipiras tem desaparecido das propriedades rurais, bem como a de abelhas nativas sem ferrão que, antes da introdução das abelhas melíferas, eram as abelhas criadas e manejadas de forma sustentável. São atividades de grande importância cultural, social e econômica para as famílias do meio rural, que garantem autonomia e segurança alimentar e nutricional, mas que podem vir a desaparecer caso não sejam incentivadas”, afirmou a coordenadora do projeto.

Infraestrutura e tecnologias disponíveis na UEPA

Atualmente, funciona nesta unidade o Núcleo de Criação da Galinha Caipira naturalizada, que abriga em torno de 200 aves em diferentes fases de crescimento. Os ovos para reprodução vieram de propriedades familiares da região e do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da ESALQ/USP.

As aves são criadas em aviários móveis desde o primeiro dia de vida em áreas sombreadas e compostas por múltiplas espécies forrageiras. Além disso, há quatro aviários fixos de postura, divididos em 16 boxes para separação e monitoramento das linhagens. Para a divisão da área de pastoreio, a cerca viva de mandioca é uma tecnologia de baixo custo com grande atração sobre os visitantes, pois além de conferir proteção, fornece folhas para o preparo da ração das aves.

Para a criação de abelhas, em termos de infraestrutura, há um rico pasto apícola, com plantio de espécies vegetais (árvores e arbustos), jardins e cavaletes coletivos e individuais para abrigo das colônias de abelhas sem ferrão para o funcionamento da Estação das Abelhas.

A UEPA contempla também o Laboratório de Bioinsumos e Homeopatia (Biota), que iniciou sua atividade recentemente, difundindo entre outras práticas o cultivo de insetos como alimentos vivos, o uso de fermentados e fitoterápicos para a prevenção e o tratamento de doenças nas aves.

Além disso, os resíduos gerados são transformados por meio da compostagem orgânica, permitindo o manejo integrado e o maior equilíbrio do sistema.

Cursos e capacitações

O processo de capacitação e popularização de práticas agroecológicas já alcançou um público considerável, sendo que, desde o início do projeto, mais de mil pessoas, entre estudantes, técnicos e agricultores puderam participar das oficinas, palestras, visitas e estágios proporcionados dentro e fora da UEPA.

Tiveram destaque ações como o 1° Encontro Capixaba de Avicultura Caipira realizado na Comunidade de Jacu, Distrito de Burarama, Cachoeiro de Itapemirim – ES, em novembro de 2014, que contou com aproximadamente 160 participantes; o I Encontro de Criadores de Abelhas sem Ferrão do Espírito Santo, em outubro de 2015, em Aracruz, que contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas; o I Encontro da Avicultura Caipira Indígena do
município de Aracruz; e recentemente o Mutirão Agroecológico, em agosto de 2016, realizado na UEPA.

Avicultura agroecológica

Para conhecer mais a respeito da avicultura agroecológica, o Incaper disponibiliza o livro “Criação de galinhas em sistemas agroecológicos” pelo link http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/791/1/livrocriacaodegalinhamarciasales.pdf e a palestra proferida pela pesquisadora Márcia Guelber durante o Congresso Internacional de Agroecologia, em 28/06/2016, sobre “Aviculturas e sustentabilidade: caminhos para a produção e consumo de alimentos saudáveis”: https://www.youtube.com/watch?v=v2guWeVq0Ac&feature=youtu.be

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br