18/10/2016 15h52 - Atualizado em 18/10/2016 17h13

Unidade de Referência em Agroecologia do Incaper recebe premiação de Melhor Projeto de Instituição Pública do ES

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) recebe mais um prêmio relacionado à atuação na área de Agricultura Orgânica e Agroecologia. Durante a abertura da 13ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, o projeto da Unidade de Referência em Agroecologia, desenvolvido no Centro Regional de Desenvolvimento Rural Centro Serrano, em Domingos Martins, recebeu o Prêmio de Melhor Projeto de Instituição Pública do Espírito Santo em 2016, concedido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

Durante a solenidade de premiação, que ocorreu no Palácio Anchieta nesta terça-feira (18), o pesquisador e coordenador do projeto, Jacimar Luis de Souza, recebeu do governador Paulo Hartung uma placa de homenagem. Na ocasião, ele retribuiu a homenagem com a entrega de produtos orgânicos produzidos na unidade experimental do Incaper.

Para Jacimar, esses excelentes resultados se devem, principalmente, à pesquisa científica de longa duração, que foi possível por meio do financiamento do projeto, via editais, e também com recursos do próprio Incaper, em alguns momentos. Outro fator fundamental para o sucesso desse projeto é a capilaridade do Instituto em todo o Espírito Santo, que ajudou muito na constituição de parcerias com entidades e associações de agricultores. “A Unidade de Referência em Agroecologia tem uma relação muito estreita com os agricultores. Nesse aspecto, os extensionistas afetos a esse tema têm colaborado bastante nessa articulação”, avaliou Jacimar.

Essa Unidade já recebeu diversos reconhecimentos de várias instituições e da sociedade em geral, comprovados por meio de 14 prêmios e distinções ao longo da sua história. Mais recentemente, a Unidade foi reconhecida como um Projeto Inovador pelo Ministério da Integração Nacional, em 2015.

Nos últimos 25 anos, aproximadamente 650 experimentos em 15 projetos de pesquisa foram desenvolvidos na Unidade de Referência em Agroecologia, que já recebeu financiamentos de instituições como a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “É importante destacar que na vida ninguém consegue nada sozinho. Por isso, a equipe multidisciplinar dos projetos foram fundamentais para os reconhecimentos que agora recebemos nessas premiações”, lembrou Jacimar.

Ao longo dos anos, a Unidade de Referência em Agroecologia tem contribuído nos âmbitos tecnológico, acadêmico, social e humano, por meio da capacitação de pessoas e socialização de conhecimentos. No local, já foram feitas visitas, excursões técnicas, conferências e cursos, atingindo aproximadamente 4 mil pessoas, entre extensionistas, pesquisadores das instituições estaduais e federais, professores de nível médio e superior, gestores do Sebrae, agricultores e estudantes do ensino médio e superior do Espírito Santo e do Brasil.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre Girelli - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre Girelli

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-986
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper