Ações de Pesquisa e Ater - Plantas Aromáticas

- Projetos de pesquisa com plantas medicinais em parceria com instituições de ensino e pesquisa como UVV, Ufes, Ifes, UFRJ e Emescam, por meio da contribuição ao desenvolvimento, realização, acompanhamento, orientação de alunos em projetos de pesquisas, seja em nível de graduação, mestrado ou doutorado com plantas medicinais, além de outras plantas com poder medicinal e/ou nutracêutico, tais como aroeira, sapucaia e juçara (incluindo coleta e entrega de material botânico, visitas técnicas de campo, participação em bancas). Atualmente, está em andamento um projeto de pesquisa de análises fitoquímicas em diversas plantas medicinais fornecidas pelo Incaper, incluindo espécies de menta sp. (Hortelãs), aroeira (Schinus terebinthifolius), picão-preto (Bidens pilosa), boldos, mão-de-deus, entre outras espécies em estudo juntamente com a instituições de ensino.

- Projeto de plantas medicinais com pastorais de saúde através de realização de palestras, oficinas de chás e xaropes, fornecimento de plantas para eventos e para a comunidade em geral.

- Na Fazenda Experimental Engenheiro Agrônomo Reginaldo Conde (FERC), localizada em Viana, é mantida uma área com plantas medicinais em sistema agroecológico de cultivo e manejo para distribuição gratuita de material propagativo (mudas, sementes e partes vegetais) tanto para agricultores, pastorais, comunidades como também para subsidiar pesquisas em parcerias com outras instituições. A área é chamada tecnicamente de Banco de Germoplasma, onde está guardado o patrimônio genético. São disponibilizadas mais de 80 espécies medicinais com identificação botânica, cujas exsicatas encontram-se depositadas em herbário do antigo Museu Mello Leitão, agora Instituto Nacional da Mata Atlântica, município de Santa Teresa. Dessa área mantida pelo Incaper, são destinadas plantas para a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (CENARGEN), em Brasília, para compor Banco de Germoplasma Brasileiro, além de fornecimento dessas plantas como matrizes e matérias-primas para compor diversos jardins terapêuticos e sensoriais em escolas e outras instituições que solicitam.

- Projeto Biomas, presente a nível nacional nos 6 biomas brasileiros, conta com uma rede de mais de 400 pesquisadores no país. O Incaper atua como coordenação regional no Bioma Mata Atlântica, em parceria com Embrapa e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com apoio de empresas privadas. A área experimental foi implantada em Linhares/Sooretama, onde pesquisas com árvores são desenvolvidas e serão mantidas até 2019. Entre os experimentos mantidos no Projeto Biomas Mata Atlântica está o de Aroeira (Schinus terebinthifolius), que além de ser uma árvore utilizada como medicinal (suas cascas são base de extratos fitoterápicos indicados como cicatrizante, anti-inflamatório e antisséptico tópico, para uso ginecológico), aprovado pelo Ministério da Saúde, é uma importante espécie das regiões litorâneas, em especial no Norte do Estado, onde seus frutos (pimenta rosa) são colhidos seja em área de cultivo ou de extrativismo para exportação, uma vez que são muito consumidos na Europa como condimento. O Projeto Biomas tem como fonte de recursos o capital misto (público- Embrapa/Incaper e privado- CNA e patrocinadores) patrocinado por John Deere, Monsanto, Vale, Senar, Sebrae e o BNDES.

- Projeto Reflorestar, pelo qual, sempre que possível, as plantas medicinais são inseridas em propostas de sistemas agroflorestais no intuito de diversificação de renda para o agricultor.

- Articulação, discussões e reuniões para elaboração de Projeto Arranjo Produtivo Local (APL) incluindo Sesa, Ifes, Incaper, UFRJ, iniciativa privada e cooperativas, no sentido de organizar a cadeia produtiva de plantas medicinais no Estado para que seja viabilizado acesso ao mercado nacional e internacional desses produtos diferenciados da agricultura familiar do Estado.

- Prestação de assistência técnica a agricultores familiares em atividades relacionadas à cadeia produtiva de plantas produtoras de princípios bioativos.

- Coleta de material botânico e visitas técnicas a propriedades rurais, principalmente em áreas de produção de aroeira (pimenta rosa) na região de Sooretama e Linhares e em outros municípios que desenvolvem essa cultura.

- Atendimento monitorado e educação ambiental na Fazenda Experimental Engenheiro Agrônomo Reginaldo Conde (FERC) – Fazenda Jucuruaba voltados para a cultura de plantas medicinais;

- O Incaper participa de Redes de Ater Nacionais ligadas ao tema e da Rede Estadual de Plantas Medicinais e Fitoterápicos – Rede PlamedES, criada e coordenada pelo Incaper desde 2008.