Agroecologia e Agricultura Orgânica - Tecnologias

A necessidade de desenvolver soluções tecnológicas para promover uma agricultura sustentável e em equilíbrio com o meio ambiente é uma preocupação antiga do Incaper. Ao longo dos anos, o Instituto contribuiu para a melhoria da produtividade e do padrão de qualidade da agricultura orgânica, por meio da introdução de materiais genéticos, com a geração e adaptação de tecnologias para o manejo das culturas, quando houve identificação de ocorrência e avaliação de danos de novas doenças e pragas. Conheça algumas tecnologias desenvolvidas pelo Incaper:

Produção de Composto orgânico
A produção de composto orgânico com resíduos locais não apenas melhora o desempenho produtivo das hortaliças orgânicas. É um sistema viável, com produção de adubo orgânico com teores de nutrientes adequados à nutrição das plantas e custo de produção apropriado ao mercado de alimentos orgânicos.

Avaliação de compostos orgânicos
Compostos orgânicos com melhor teor de nitrogênio melhoram o rendimento comercial de hortaliças orgânicas. Estudos de tipos de composto orgânico sobre o desenvolvimento de milho e de batata-doce revelaram que o tratamento com torta de cacau como inoculante de composto, por apresentar maior teor de nitrogênio, proporcionou rendimentos superiores aos obtidos com esterco de galinha, composto orgânico e terriço de mata, confirmando-se como excelente alternativa tecnológica a ser adotada em sistemas orgânicos de produção.

Aplicação de compostos orgânicos
A forma de aplicação do composto orgânico nas adubações de plantio interfere no rendimento comercial das culturas no sistema orgânico. A adubação localizada em covas ou sulcos pode aumentar o rendimento comercial das culturas no sistema orgânico de forma expressiva.

Mecanização e compostagem
Atualmente, o mercado de máquinas e implementos possui muitas alternativas para reduzir o gasto de mão de obra nos processos de compostagem, aumentando a eficiência e a escala de produção. Nessa direção, baseado em modelos comerciais, o Incaper aprimorou uma máquina compostadeira, que faz o reviramento e a trituração dos resíduos em pilhas de compostagem, divulgando a atividade para agricultores interessados.

Manejo de adubos verdes em sistema orgânico
O uso da adubação verde com leguminosas e gramíneas em pré-cultivo ou consorciadas aumenta o rendimento comercial de hortaliças orgânicas, numa média de 25%. As recomendações técnicas de uso de crotalária, milho, mucuna-preta, aveia, feijão-de-porco, tremoço-branco e outras têm impactado e melhorado o desempenho produtivo dos agricultores que produzem hortaliças orgânicas no Espírito Santo.

Sequestro de carbono na agricultura orgânica
O estudo desenvolvido pelo Incaper demonstrou que o manejo orgânico dos solos tem potencial para sequestrar 5,6t de CO2 equivalentes por ha/ano, colaborando para a redução da emissão de gases de efeito estufa. Além disso, a diminuição das emissões de CO2 tem implicações ambientais muito expressivas, colaborando diretamente para a preservação ambiental e a para saúde humana.

Sombreamento artificial no cultivo do gengibre orgânico
O cultivo do gengibre realizado a pleno sol tem proporcionado elevado grau de queima de folhas, limitando o rendimento da cultura. A relação entre o sombreamento e o desenvolvimento vegetativo e produtivo do gengibre cultivado no sistema orgânico foi de um aumento na produtividade de raízes.

Adequação do espaçamento de plantio para o cultivo do alho orgânico
O espaçamento tradicional adotado na cultura do alho é de 25 cm entre linhas e 10 cm entre plantas. No cultivo orgânico do alho, espaçamentos maiores podem auxiliar no aproveitamento da adubação orgânica e melhorar o desenvolvimento dos bulbos.

Eficiência energética no cultivo de hortaliças
A eficiência energética é maior na produção de hortaliças orgânicas, pois gasta-se menos energia do que se consome no processo produtivo convencional. Além do aspecto quantitativo, há que se considerar que as fontes de energias de origem fóssil consumidas nos sistemas orgânicos são bem menores que nos cultivos convencionais, preservando as reservas finitas de petróleo.

Produção e sanidade do tomateiro em função da poda apical em sistema orgânico de produção
A poda apical do tomateiro em sistema orgânico auxilia na redução de doenças foliares, melhorando o desenvolvimento e a produção da cultura. Na avaliação de três sistemas, a poda com cinco cachos se mostrou a melhor alternativa para a produção orgânica, uma vez que podas mais drásticas comprometem o rendimento, apesar de melhorar a sanidade das plantas. A poda apical com cinco cachos reduz doenças, aumenta a produtividade em 30% e melhora o padrão comercial de frutos de tomate orgânico.

Doses e intervalos de aplicação da calda bordalesa em cultivo orgânico de hortaliças
Em diversos estudos realizados com as culturas do quiabo, batata, alho, tomate, morango e cenoura, foi avaliada qual a melhor concentração de calda bordalesa para a proteção foliar dessas culturas no sistema orgânico. Observou-se que a calda bordalesa é uma alternativa eficiente no controle do oídio do quiabeiro; apresentou eficiência de controle da requeima da batata, aumentando a produtividade de tubérculos em 193%; mostrou-se eficiente no controle da mancha-púrpura-do-alho, proporcionando um acréscimo médio de 37% na produtividade; garantiu o controle mais eficiente da requeima do tomateiro; resultou no controle da mancha-de-micosferela na cultura do morangueiro, aumentando o número total e comercial de frutos e o número médio de frutos/planta; apresentou eficiência de controle da mancha-de-alternária na cultura da cenoura.

Adubação orgânica em cobertura para hortaliças em sistema orgânico
A prática da adubação orgânica em cobertura em hortaliças, no sistema orgânico pode elevar os rendimentos comerciais em até 50%. Estudos com a cultura do tomate e pimentão orgânicos indicaram aumento na produção e na produtividade de frutos.  

Nutrição orgânica com biofertilizante enriquecido
O uso de biofertilizante enriquecido com nitrogênio e potássio, aplicado via solo no cultivo orgânico do tomate, aumenta o rendimento de frutos em até 40%. Esta técnica pode ser replicada para outras hortaliças-fruto, como o pepino-japonês e o pimentão.

Intervalos de capina para hortaliças em sistema orgânico
Estudos de intervalos de capinas de 15 a 120 dias indicaram que a presença das ervas junto à cultura por mais de 15 dias provoca uma perda drástica de rendimento face ao elevado grau de competição das ervas com a cultura. As capinas devem ser realizadas em intervalos menores que 15 dias uma da outra. Foram analisados intervalos de capina nas culturas de inhame, alho e repolho.

Tecnologias recomendadas pelo Incaper

- Mecanização de compostagem
- Sistema integrado de produção agroecológico.
- Variedades para sistemas orgânicos: ‘Batata Matilda’, ‘Monte Bonito’ e ‘Itararé’; ‘Batata baroa’: ‘clone 1987’; Morango: cultivares Aromas, Camarosa e Sescape.
- Aviário móvel (aves de postura e frango de corte).
- Cerca viva de mandioca para galinhas.
- Raças de postura para criação a pasto.
- Linhagens coloniais para postura e corte em sistemas agroecológicos.
- Cama de aviário de capim-elefante.
- Indicadores tecnológicos de fertilidade do solo na agricultura orgânica.
- Indicadores tecnológicos de custo de produção de hortaliças orgânicas.
- Indicadores tecnológicos de sequestro de carbono na agricultura orgânica.
- Indicadores tecnológicos de eficiência energética no cultivo de hortaliças orgânicas.

<< voltar

Tópicos:
Agroecologia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper