Cafeicultura - Programas

Campanha de Melhoria da Qualidade do Café

O café conilon vem sendo cada vez mais utilizado nas misturas com o café arábica (blends). Além disso, o aumento do consumo de café solúvel (espresso, em cápsulas) tem regitrado franco crescimento nos últimos anos. No Espírito Santo, os trabalhos de pesquisa e transferência de tecnologia com o café conilon eram focados, sobretudo, no aumento da produtividade. A partir de 2007, os esforços têm sido direcionados para a melhoria da qualidade final do produto. Visando à produção de café de excelência no Espírito Santo, o Incaper operacionaliza o programa de melhoria da qualidade. A campanha é constituída de várias ações educativas, tecnológicas, de capacitação e estruturantes: capacitação de técnicos e produtores por diferentes metodologias de treinamento; divulgação das tecnologias para a melhoria da qualidade; conscientização sobre a importância de colher o café maduro; elaboração e divulgação dos 10 mandamentos para a produção de café de qualidade; ampliação de pesquisas científicas, entre outras ações.

Renovar Café Arábica

Lançado em 2008, o programa Renovar Café Arábica visa à renovação e ao revigoramento do parque cafeeiro seguindo as atuais bases tecnológicas. O programa possui metas como: renovar 100% o parque cafeeiro de 49 municípios capixabas; elevar a produtividade para, no mínimo, 23 sacas por hectare e, consequentemente, aumentar a produção para um patamar mínimo de 4 milhões de sacas por ano sem o aumento da área plantada; produzir 30% dos cafés com excelência, implantar salas de classificação e provas de café na maioria dos municípios. Para tanto, são necessárias ações como: renovação de 5% do parque cafeeiro por ano; publicação de tecnologias; disponibilização de sementes de variedades recomendadas pelo Incaper; fortalecimento de parcerias para pesquisa e assistência técnica, entre outras ações.

 

Renova Sul Conilon

Lançado em 2012, o programa Renova Sul Conilon tem o objetivo de renovar e/ou revigorar lavouras de café Conilon da Região Sul do Espírito Santo, com foco no aumento da produtividade e na melhoria da qualidade do produto, além de contribuir com o desenvolvimento sustentável do Estado. O programa beneficia cerca de 20 mil famílias de agricultores de base familiar, totalizando 60 mil pessoas em sete mil propriedades. Entre as principais ações, destacam-se a pesquisa científica, a transferência de tecnologias recomendadas pelo Incaper aos produtores; a prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural aos agricultores cadastrados; a capacitação de cafeicultores e técnicos; a disponibilização de sementes, estacas e mudas de variedades superiores recomendadas pelo Incaper e oferta de linhas de crédito rural adequados às diversas modalidades de agricultores. As ações do programa serão implantadas em 28 municípios capixabas, localizados ao Sul do Estado, totalizando uma área aproximada de 70 mil hectares. Os municípios envolvidos no programa são: Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, Guarapari, Iconha, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Marataízes, Mimoso Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kenedy, Rio Novo Sul, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Viana e Vila Velha. 

<<voltar

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper