Fazendas Experimentais

Fazenda Experimental Engenheiro Agrônomo Reginaldo Conde (FERC): Localizada em Jucuruaba, em Viana, a Fazenda destaca-se pelo projeto do Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba (Ceaj), que ocupa uma área de 27 hectares, sendo 12 ha de reserva florestal. A proposta do Centro é de despertar a consciência ambiental e responsabilidade do público em geral, em especial dos agricultores, na conservação dos recursos naturais e de espécies nativas da Mata Atlântica, como Pau Brasil, Seringueira, Palmáceas e Cacau. No local, existem Unidades Demonstrativas de Sistemas Agroflorestais que reforçam a linha de atuação de que é possível desenvolver atividades agrícolas sem degradar o meio ambiente.

Além da visita de agricultores, a Fazenda recebe grupos monitorados de escolas da rede pública estadual e municipal, nas quais é possível conhecer o trabalho de educação ambiental realizado na unidade. Os visitantes fazem o percurso do Projeto Trilha Ecológica, onde é possível observar árvores centenárias, nativas da Mata Atlântica, além de contemplar as belezas do Rio Jucu através do Mirante das Águas. A Fazenda também serve de base para apoio a eventos realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Viana, como, por exemplo, a Caminhada Ecocultural.

Essa Fazenda também abriga a borbulheira de citros para a produção e disponibilização de borbulhas de diferentes cultivares de citros a viveiristas para a produção de mudas.

Endereço: BR 101 sul, Km 309 - Jucu - Viana/ ES.
CEP: 29135-000
Telefone: (27) 3255-3096
E-mail: ferc@incaper.es.gov.br


Fazenda Experimental de Viana (FEV): No bairro da Glória, na localidade de Formate, são disponibilizadas aos produtores sementes básicas como milho variedade Incaper 203, variedade de milho Imperador, semente básica de feijão variedade Serrano 404.

A FEV conta com uma usina de pré-compostagem que tem o objetivo fornecer matéria orgânica aos produtores rurais de Viana e também mudas de capim-açu aos pecuaristas do município para formação de capineiras. Na Fazenda está localizada a unidade de plantas medicinais a fim de atender aos programas sociais com as pastorais de saúde e outras.

Endereço: BR 262; Km 18,5; n° 111 - Viana Sede/ ES.
CEP: 29130-085
Telefone: (27) 3255-2512
E-mail: viana@incaper.es.gov.br


Fazenda Experimental de Marilândia (FEM)
: É a principal base de pesquisa e transferência de tecnologia em café conilon no Espírito Santo e no Brasil. Possui experimentos nas diferentes áreas de conhecimentos agronômicos ligadas ao café conilon, jardins clonais, viveiros para produção de mudas clonais, unidades para processamento de pós-colheita de café, campo de produção de sementes e um banco de germoplasma, sendo o único no país da espécie Coffea canephora. Além de aptidão para o desenvolvimento de pesquisas em cafeicultura de conilon, apresenta aptidão em fruticultura tropical.

A FEM é visitada por aproximadamente 2 mil pessoas por ano, onde são apresentadas tecnologias para café conilon. Possui um auditório com capacidade de até 80 pessoas usado para cursos e eventos agropecuários.

Endereço: Rod. ES Km1 360, s/n - Centro (Cx Postal 29) - Marilândia/ ES.
CEP: 29725-000
Telefone: (27) 3724-1182
E-mail: fem@incaper.es.gov.br


Fazenda Experimental de Bananal do Norte (FEBN)
: Localizada no distrito de Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim, a unidade é a principal base de pesquisa do Incaper para a região Sul e Caparaó. Possui uma área de 682 hectares, sendo 450 ha da Floresta Nacional de Pacotuba, administrada pelo ICMBi e 232 ha, administrados pelo Incaper, onde são desenvolvidas atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Destaca-se pelo desenvolvimento de pesquisas na área de café conilon, fruticultura, silvicultura, pastagem e pecuária de leite. Há visitação técnica nos plantios de coco, goiaba, figo, banana das cultivares japira, vitória e maçã tropical, caju, abacaxi e uva. Também são comercializadas estacas (clones) de café conilon para viveiristas. A Fazenda é um centro de treinamento em inseminação artificial de bovinos.

A FEBN tem como aptidão o desenvolvimento de pesquisas em café conilon, pecuária, fruticultura tropical e subtropical, silvicultura, sistemas agroflorestais e silvipastoris, culturas alimentares e estudo da dinâmica da conservação e manejo da floresta do bioma Mata Atlântica. 

Endereço: Rod. João Domingo Zago, km 2,5 - Pacotuba - Cachoeiro de Itapemirim/ ES.
CEP: 29323-000
Telefone: (28) 3539-7198
E-mail: febn@incaper.es.gov.br


Fazenda Experimental de Monte Líbano (FEML): Localizada em Cachoeiro de Itapemirim, possui área total de 116,2 hectares. As principais atividades desenvolvidas são o cultivo do eucalipto, café, cana e pastagens. Possui área de reserva legal e Áreas de Preservação Permanente (APP´s) e entreposto para recebimento de embalagens de agrotóxicos.

Contatos: (28) 3539-7198 / febn@incaper.es.gov.br


Fazenda Experimental de Cafundó (FEC): Localizada em Alfredo Chaves, a unidade destaca-se por manter uma área de preservação ambiental.

Endereço: Rua Projetada, s/n - Fazenda Experimental do Incaper - próxima ao Parque de Exposições - Alfredo Chaves/ ES
CEP: 29240-000
Telefone: (27) 3269-1375
E-mail: feac@incaper.es.gov.br


Fazenda Experimental de Alfredo Chaves (FEAC): Possui uma área de 24,9 hectares, em comodato com a Prefeitura de Alfredo Chaves, distribuídos com os principais experimentos:

- Banana; coleção de matrizes e cultivares implantadas em 2002
- Palmáceas: Pupunha, juçara e açaí
- Seringueira: competição de clones implantadas em 2003
- Citros, em implantação
- Café arábica (matrizes)

A FEAC está aberta à visitação. Na unidade, são recebidos agricultores da região, dos municípios vizinhos e até de outros Estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e principalmente alunos de Escolas Famílias Agrícola (Mepes). Está disponível para visitação a coleção de banana que tem 16 cultivares diferentes, o viveiro de mudas e o processo de repicagem das mudas de banana e a Usina de Beneficiamento de Sementes (UBS).

Endereço: Rua Projetada, s/n - Fazenda Experimental do Incaper - próxima ao Parque de Exposições - Alfredo Chaves/ ES
CEP: 29240-000
Telefone: (27) 3269-1375
E-mail: feac@incaper.es.gov.br


Fazenda Experimental de Linhares (FEL): Situada no município de Linhares, região Norte do Espírito Santo, localiza-se à margem da rodovia BR 101. Apresenta uma área de 194,69 hectares. Nessa unidade, estão localizados os laboratórios de Fitopatologia, Controle Biológico, Entomologia, Sementes, Análises Química e Físicas de Solos, Fisiologia Vegetal e Pós-Colheita (LFVPC), e de Bioinsumos e Homeopatia para a Transição Agroecológica (BIHOTA).

Também possui uma Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) equipada com câmaras frias, que garante suporte para os ensaios com sementes e de pós-colheita de frutas e demais culturas alimentares, como mandioca e palmito; e uma área de Viveiros e Casa de Vegetação, com local para aclimatação de mudas e manutenção de plantas matrizes, que dão suporte a experimentos em ambiente protegido com diversas culturas, como café, pimenta-do-reino, cacau, abacaxi, feijão, mandioca, dentre outras.

Na FEL está localizada a Unidade Experimental de Produção Animal Agroecológica (UEPA) e a Estação das Abelhas, onde são conduzidos experimentos com agroecologia animal e vegetal. Ambas são unidades experimentais e demonstrativas onde são realizadas visitas técnicas e demonstração de métodos, oficinas e também oferta de estágios para estudantes.

A FEL apresenta aptidão para o desenvolvimento de pesquisas em fruticultura de clima tropical, culturas alimentares, pastagens, produção animal e silvicultura.

Endereço: BR 101N, km 151 - Linhares/ ES (Cx postal 62).
CEP: 29915-140
Telefone: (27) 3371-1210
E-mail: fel@incaper.es.gov.br


Fazenda Experimental Mendes da Fonseca (FEMF): Localizada em Domingos Martins, apresenta uma área de 204 hectares, dos quais aproximadamente 75% são ocupados por mata (domínio da Mata Atlântica); 4% por construções civis (moradias, igreja, área de uso comunitário, etc) e 21% por experimentos (café, olerícolas e fruteiras) e remanescentes de experimentos.

A FEMF tem como aptidão o desenvolvimento de pesquisas em olericultura, fruticultura de clima temperado e subtropical, café arábica de altitude, silvicultura com ênfase em essências florestais para exploração sustentável de espécies da Mata Atlântica. Localiza-se na Fazenda a Unidade de Referência em Agroecologia, que desenvolve pesquisas na área há mais de 25 anos.

Os atrativos que se encontram disponibilizados na FEMF referem-se à sua atividade de pesquisa, sejam aquelas realizadas no campo, em ambientes protegidos ou em laboratórios. São recebidas rotineiramente visitas individuais e de grupo de pessoas interessadas nas atividades em desenvolvimento. No caso desses grupos, as visitas são agendadas com os pesquisadores, visando a uma programação adequada para satisfação dos visitantes.

Encontram-se na FEMF vários experimentos dos programas de Café, de Fruticultura, de Olericultura, Agroecologia, de Silvicultura e de Recursos Naturais, envolvendo pesquisadores lotados no próprio Centro Regional ou em outros Centros Regionais e na Sede do Instituto.

Endereço: BR 262, km 94 – Fazenda do Estado de Domingos Martins/ ES.
CEP: 29278-000
Telefone: (27) 3248-1891
E-mail: femf@incaper.es.gov.br


Fazenda Experimental de Venda Nova do Imigrante (FEVN): Localizada no município de Venda Nova do Imigrante, essa unidade é a principal base de pesquisa com café arábica do Espírito Santo, com cerca de 30 experimentos implantados, onde se produz também sementes e mudas dessa espécie.

A FEVN tem como aptidão o desenvolvimento de pesquisas em cafeicultura e culturas alimentares.Possui uma estrutura de processamento de pós-colheita de café completa, além de contar com uma unidade de tratamento e destinação de água residuária do café e uma agroindústria artesanal de torrefação e moagem. Conta com um Banco Ativo de Germoplasma de Citros.

Na Fazenda, também há cultivo de mais de 200 espécies de plantas medicinais usadas para atender à Pastoral da Saúde. O projeto é feito em parceria com a Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante e a Pastoral do município.

Em 70 dos 162 hectares de área, é trabalhada a geração de tecnologias (experimentos) e a produção de sementes envolvendo o cultivo de café, palmáceas, milho, feijão, além da produção de florestas plantadas (eucalipto e pinus). Possui 84 hectares de matas preservadas com cinco pequenas nascentes.

Além da visitação de agricultores, a Fazenda está aberta a receber grupos de estudantes.

Endereço: BR 262, km110 - Viçosinha - São João de Viçosa (cx postal 40) - Venda Nova do Imigrante/ ES.
CEP: 29378-990
Telefone: (28) 3546-6136
E-mail: fevn@incaper.es.gov.br


Fazenda Experimental de Sooretama (FES): Localizada no Distrito de Juncado, município de Sooretama. A FES apresenta uma área de 198 hectares, sendo 60% com preservação da mata nativa. Considerando as características edafoclimáticas associadas à cultura e à economia regional, a Fazenda tem aptidão para o desenvolvimento de pesquisas em fruticultura de clima tropical, culturas alimentares, café conilon, pimenta-do-reino e silvicultura, principalmente a seringueira. 

Dentre os trabalhos desenvolvidos na FES estão a pesquisa do abacaxi Vitória cultivado em lona e sem lona e os testes de cultivo de variedades de maracujá, mandioca, de manga Ubá, coco anão e uma pequena área de pupunha.

Atualmente, a FES destaca-se pela condução de pesquisas nas áreas café conilon, fruticultura de clima tropical, culturas alimentares e pimenta-do-reino. Também está instalado na FES o Banco Ativo de Germoplasma de Citros.

Endereço: Rod. BR 101 Norte, km 116 - estrada para o Juncado - Sooretama/ ES.
CEP: 29927-000
Telefone: (27) 3273-1098/ (27) 99724-6562
E-mail: fes@incaper.es.gov.br

 
Confira os endereços e contatos das unidades do Incaper aqui.

Tópicos:
Fazendas, Experimental
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper