Fazendas Experimentais

Fazenda Experimental Engenheiro Agrônomo Reginaldo Conde (FERC): Localizada em Jucuruaba, em Viana, a Fazenda destaca-se pelo projeto do Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba (Ceaj), que ocupa uma área de 27 hectares, sendo 12 ha de reserva florestal. A proposta do Centro é de despertar a consciência ambiental e responsabilidade do público em geral, em especial dos agricultores, na conservação dos recursos naturais e de espécies nativas da Mata Atlântica, como Pau Brasil, Seringueira, Palmáceas e Cacau. No local, existem Unidades Demonstrativas de Sistemas Agroflorestais que reforçam a linha de atuação de que é possível desenvolver atividades agrícolas sem degradar o meio ambiente.

Além da visita de agricultores, a Fazenda recebe grupos monitorados de escolas da rede pública estadual e municipal, nas quais é possível conhecer o trabalho de educação ambiental realizado na unidade. Os visitantes fazem o percurso do Projeto Trilha Ecológica, onde é possível observar árvores centenárias, nativas da Mata Atlântica, além de contemplar as belezas do Rio Jucu através do Mirante das Águas. A Fazenda também serve de base para apoio a eventos realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Viana, como, por exemplo, a Caminhada Ecocultural.

Essa Fazenda também abriga a borbulheira de citros para a produção e disponibilização de borbulhas de diferentes cultivares de citros a viveiristas para a produção de mudas.

Chefe da Fazenda: Afonso Carlos Valentim - ferc@incaper.es.gov.br (27) 3255-3096

Fazenda Experimental de Viana (FEV): No local, o Incaper mantém um campo de multiplicação de sementes básicas de culturas alimentares, como milho das variedades capixaba Incaper 201 e 203, feijão do grupo preto variedade Serrano 404.

A fazenda também apresenta um campo de multiplicação de material genético de cana para alimentação animal e produção de caldo de cana, com o objetivo de atender aos agricultores interessados.

A FEV apresenta aptidão para o desenvolvimento de pesquisas e de fomento em silvicultura (seringueira), olericultura de baixa altitude, culturas alimentares (milho, feijão e mandioca) e cana-de-açúcar.

Chefe da Fazenda: Afonso Carlos Valentim - fev@incaper.es.gov.br (27) 3255-7134

Fazenda Experimental de Marilândia (FEM): É a principal base de pesquisa e transferência de tecnologia em café conilon no Espírito Santo e no Brasil. Possui experimentos nas diferentes áreas de conhecimentos agronômicos ligadas ao café conilon, jardins clonais, viveiros para produção de mudas clonais, unidades para processamento de pós-colheita de café, campo de produção de sementes e um banco de germoplasma, sendo o único no país da espécie Coffea canephora. Além de aptidão para o desenvolvimento de pesquisas em cafeicultura de conilon, apresenta aptidão em fruticultura tropical.

A FEM é visitada por aproximadamente 2 mil pessoas por ano, onde são apresentadas tecnologias para café conilon. Possui um auditório com capacidade de até 80 pessoas usado para cursos e eventos agropecuários.

Chefe da Fazenda: Marcone Comério - fem@incaper.es.gov.br (27) 3724-1182

Fazenda Experimental de Bananal do Norte (FEBN): Localizada no distrito de Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim, a unidade é a principal base de pesquisa do Incaper para a região Sul e Caparaó. Possui uma área de 682 hectares, sendo 450 ha da Floresta Nacional de Pacotuba, administrada pelo ICMBi e 232 ha, administrados pelo Incaper, onde são desenvolvidas atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Destaca-se pelo desenvolvimento de pesquisas na área de café conilon, fruticultura, silvicultura, pastagem e pecuária de leite. Há visitação técnica nos plantios de coco, goiaba, figo, banana das cultivares japira, vitória e maçã tropical, caju, abacaxi e uva. Também são comercializadas estacas (clones) de café conilon para viveiristas. A Fazenda é um centro de treinamento em inseminação artificial de bovinos.

A FEBN tem como aptidão o desenvolvimento de pesquisas em café conilon, pecuária, fruticultura tropical e subtropical, silvicultura, sistemas agroflorestais e silvipastoris, culturas alimentares e estudo da dinâmica da conservação e manejo da floresta do bioma Mata Atlântica. 

Chefe da Fazenda: Abner Luiz Castelão Campos da Fonseca - febn@incaper.es.gov.br (28) 3539-7198

Fazenda Experimental de Monte Líbano (FEML): Localizada em Cachoeiro de Itapemirim, possui área total de 116,2 hectares. As principais atividades desenvolvidas são o cultivo do eucalipto, café, cana e pastagens. Possui área de reserva legal e Áreas de Preservação Permanente (APP´s) e entreposto para recebimento de embalagens de agrotóxicos.

Fazenda Experimental de Cafundó (FEC): Localizada em Alfredo Chaves, a unidade destaca-se por manter uma área de preservação ambiental.

Chefe da Fazenda: Ronaldo Paschoal Marchesi - feac@incaper.es.gov.br (27) 32691299

Fazenda Experimental de Alfredo Chaves (FEAC): Possui uma área de 24,9 hectares, em comodato com a Prefeitura de Alfredo Chaves, distribuídos com os principais experimentos:

- Banana; coleção de matrizes e cultivares implantadas em 2002
- Palmáceas: Pupunha, juçara e açaí
- Seringueira: competição de clones implantadas em 2003
- Citros, em implantação
- Café arábica (matrizes)

A FEAC está aberta à visitação. Na unidade, são recebidos agricultores da região, dos municípios vizinhos e até de outros Estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e principalmente alunos de Escolas Famílias Agrícola (Mepes). Está disponível para visitação a coleção de banana que tem 16 cultivares diferentes, o viveiro de mudas e o processo de repicagem das mudas de banana e a Usina de Beneficiamento de Sementes (UBS).

Chefe da Fazenda: Ronaldo Paschoal Marchesi - feac@incaper.es.gov.br (27) 3269-1299

Fazenda Experimental de Linhares (FEL): Situada no município de Linhares, região Norte do Espírito Santo, localiza-se à margem da rodovia BR 101. Apresenta uma área de 194,69 hectares. Nessa unidade, estão localizados os laboratórios de Fitopatologia, Controle Biológico, Entomologia, Sementes, Análises Química e Físicas de Solos, Fisiologia Vegetal e Pós-Colheita (LFVPC), e de Bioinsumos e Homeopatia para a Transição Agroecológica (BIHOTA).

Também possui uma Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) equipada com câmaras frias, que garante suporte para os ensaios com sementes e de pós-colheita de frutas e demais culturas alimentares, como mandioca e palmito; e uma área de Viveiros e Casa de Vegetação, com local para aclimatação de mudas e manutenção de plantas matrizes, que dão suporte a experimentos em ambiente protegido com diversas culturas, como café, pimenta-do-reino, cacau, abacaxi, feijão, mandioca, dentre outras.

Na FEL está localizada a Unidade Experimental de Produção Animal Agroecológica (UEPA) e a Estação das Abelhas, onde são conduzidos experimentos com agroecologia animal e vegetal. Ambas são unidades experimentais e demonstrativas onde são realizadas visitas técnicas e demonstração de métodos, oficinas e também oferta de estágios para estudantes.

A FEL apresenta aptidão para o desenvolvimento de pesquisas em fruticultura de clima tropical, culturas alimentares, pastagens, produção animal e silvicultura.

Chefe da Fazenda: Tarcísio Feleti de Castro - fel@incaper.es.gov.br (27) 3371-1983

Fazenda Experimental Mendes da Fonseca (FEMF): Localizada em Domingos Martins, apresenta uma área de 204 hectares, dos quais aproximadamente 75% são ocupados por mata (domínio da Mata Atlântica); 4% por construções civis (moradias, igreja, área de uso comunitário, etc) e 21% por experimentos (café, olerícolas e fruteiras) e remanescentes de experimentos.

A FEMF tem como aptidão o desenvolvimento de pesquisas em olericultura, fruticultura de clima temperado e subtropical, café arábica de altitude, silvicultura com ênfase em essências florestais para exploração sustentável de espécies da Mata Atlântica. Localiza-se na Fazenda a Unidade de Referência em Agroecologia, que desenvolve pesquisas na área há mais de 25 anos.

Os atrativos que se encontram disponibilizados na FEMF referem-se à sua atividade de pesquisa, sejam aquelas realizadas no campo, em ambientes protegidos ou em laboratórios. São recebidas rotineiramente visitas individuais e de grupo de pessoas interessadas nas atividades em desenvolvimento. No caso desses grupos, as visitas são agendadas com os pesquisadores, visando a uma programação adequada para satisfação dos visitantes.

Encontram-se na FEMF vários experimentos dos programas de Café, de Fruticultura, de Olericultura, Agroecologia, de Silvicultura e de Recursos Naturais, envolvendo pesquisadores lotados no próprio Centro Regional ou em outros Centros Regionais e na Sede do Instituto.

Chefe da Fazenda: Wilson Tonete Lasaro da Costa - femf@incaper.es.gov.br (27) 3248-1891

Fazenda Experimental de Venda Nova do Imigrante (FEVN): Localizada no município de Venda Nova do Imigrante, essa unidade é a principal base de pesquisa com café arábica do Espírito Santo, com cerca de 30 experimentos implantados, onde se produz também sementes e mudas dessa espécie.

A FEVN tem como aptidão o desenvolvimento de pesquisas em cafeicultura e culturas alimentares.Possui uma estrutura de processamento de pós-colheita de café completa, além de contar com uma unidade de tratamento e destinação de água residuária do café e uma agroindústria artesanal de torrefação e moagem. Conta com um Banco Ativo de Germoplasma de Citros.

Na Fazenda, também há cultivo de mais de 200 espécies de plantas medicinais usadas para atender à Pastoral da Saúde. O projeto é feito em parceria com a Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante e a Pastoral do município.

Em 70 dos 162 hectares de área, é trabalhada a geração de tecnologias (experimentos) e a produção de sementes envolvendo o cultivo de café, palmáceas, milho, feijão, além da produção de florestas plantadas (eucalipto e pinus). Possui 84 hectares de matas preservadas com cinco pequenas nascentes.

Além da visitação de agricultores, a Fazenda está aberta a receber grupos de estudantes.

Chefe da Fazenda: José Spadeto - fevn@incaper.es.gov.br (28) 3546-6136

Fazenda Experimental de Sooretama (FES): Localizada no Distrito de Juncado, município de Sooretama, apresenta uma área de 198 hectares. Considerando as características edafoclimáticas associadas à cultura e à economia regional, a FES tem aptidão para o desenvolvimento de pesquisas em fruticultura de clima tropical, culturas alimentares, café conilon, pimenta-do-reino e silvicultura.

Atualmente, a FES destaca-se pela condução de pesquisas nas seguintes áreas café conilon; fruticultura de clima tropical; culturas alimentares e pimenta-do-reino. Também está instalado na FES o Banco Ativo de Germoplasma de Citros.

Chefe da Fazenda: Alberto Silva Cunha - fes@incaper.es.gov.br (27) 3273-1098

 

 

Tópicos:
Fazendas, Experimental
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper