Polos de Fruticultura - Tangerina

A região das Montanhas do Espírito Santo apresenta características favoráveis para a produção de frutas cítricas para consumo “in natura”, destacando-se a cultura da tangerina com área plantada de 1.528 hectares, com produção anual 24.358 toneladas de fruta e valor de produção de 12 milhões de reais, concentrando mais de 80% da produção nos sete principais municípios produtores que integram o Polo de Tangerina: Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Conceição do Castelo, Muniz Freire.

As possibilidades de expansão da cultura da tangerina nas Montanhas do Espírito Santo, principalmente nas microrregiões Central Serrana e Sudoeste Serrana, são muito favoráveis devido à existência de produtores de mudas locais, à qualidade da fruta produzida, à aceitação dos frutos nos mercados locais e regionais e à possibilidade de exportação para outros estados brasileiros.

As atividades de pesquisa e desenvolvimento tem se concentrado nos principais municípios produtores, incentivando-se a recuperação dos pomares e a adoção de tecnologias para produção de frutas com segurança alimentar. A expansão do cultivo é incentivada nas duas microrregiões de abrangência do Polo: a central serrana e a sudoeste serrana. A cultura ganha impulso, com possibilidade de ampliação da área plantada, porém de forma organizada e concentrada, com produção em região definida, com análise de mercado para fornecimento de frutos maneira escalonada, facilitando o processo de comercialização.

<< voltar

Tópicos:
Fruticultura, Tangerina
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper