Mapa das Unidades Naturais do Espírito Santo

Este mapa na escala 1:400.000 reúne informações derivadas de bases de dados existentes de clima e solos aqui considerados como recursos naturais e que foram traduzidas em uma linguagem simples, caracterizando os diferentes ecossistemas do Estado do Espírito Santo. Essas informações de clima e de solos consideradas no trabalho são aquelas que estão num contexto como relevantes para a expressão de vida. Trata-se da publicação mais importante da série de mapas gerados e disponíveis no acervo do Incaper. O livro “Natural Resources Information Systems for Rural Development – Approaches for Espírito Santo State, Brazil” trata-se de um “tratado” sobre os ecossistemas do Estado do Espírito Santo” onde tudo “gravita” em torno do desenvolvimento   desse mapa que acaba sendo uma grande síntese do que nele é discutido. Este mapa vem encartado em uma bolsa atada à contracapa do livro. Este estudo das Unidades Naturais foi submetido a um crivo crítico de excelentes profissionais de excelência no assunto, tanto no Brasil como no exterior, considerados de relevância pelas suas dedicações em temas desta área de estudo. Este trabalho que se resumiu num produto final representado em mapa, também está ocupando uma posição de destaque no Atlas de Ecossistemas do Estado do Espírito Santo, publicado em 2008 pelo Governo do Estado do Espírito Santo por meio do apoio do IEMA & UFV. Devido a importância que ele representa para o entendimento dos ecossistemas presentes no Estado, é importante que as pessoas tenham a experiencia de saber como fazer a leitura dele, a qual, diga-se de passagem, é muito fácil. Esta leitura inclusive pode ser feita sem ter que necessariamente passar os olhos pela legenda ´para ler ou pronunciar corretamente o nome de cada área apontada diretamente na superfície do mapa. Esta transmissão de conhecimento sobre como se faz a leitura do mapa é possível de ser feita com rapidez, muito embora, à primeira vista, o usuário tem a impressão de que se trata de algo complexo e assim, a princípio, algumas mentes se “fecham” um pouco, por ele dar esta imediata impressão de poder tratar-se de algo complexo. Complementando de maneira mais precisa: é possível fazer com que, com apenas 5 a 10 minutos de orientação, o usuário tenha o domínio completo e já comece a percorrer por todo o mapa e assim dizer/pronunciar, por conta própria, o nome de cada mancha nele contida e com assertividade de 100% e sem necessidade de recorrer à legenda – o que importa no caso é aprender alguns  sinais e cores que já são intuitivos, os quais independem de idioma ou até mesmo de saber ler em nosso alfabeto. Esta experiencia com este mapa já foi objeto de estudo, inclusive com comprovação de eficiência no uso dele, medida e publicada - por este motivo, esta afirmação sobre facilidade de PERCEPÇÃO, INTERPRETAÇÃO e TRANSFERÊNCIA do conhecimento contido neste mapa está sendo aqui relatada. 

Ao pronunciar o nome da mancha nele contida, o leitor já transmitirá uma ideia da ecologia de cada região percorrida no mapa e sem necessidade de recorrer a legenda – o próprio nome que o leitor/usuário irá pronunciar, já será intuitivo da ecologia presente na área que ele apontar. Esta experiencia de leitura do mapa, mesmo que seja feita com pessoas que falam diferentes idiomas, sejam elas adultas ou crianças e não importando o nível cultural – todas dirão o nome da mancha em seus idiomas e com o mesmo significado.  No Incaper, felizmente, ainda possuímos um bom número de exemplares desses mapas em papel. Apenas uma parte deles precisa ser  reservada pela biblioteca, pois ela ainda precisa fazer o serviço dobragem deles para coloca-los como encarte do livro supracitado – acredito que existem muitos exemplares desses livros sem o encarte  e se o exemplar do livro  estiver sem este tal encarte, ele  perderia o significado. Esta informação de se ter muitos exemplares de mapa sobrando trata-se de uma boa notícia pois, quando for fazer alguma oficina com escolas, estes mapas poderão ser doados pelo Incaper para as professoras terem um exemplar em seus estabelecimentos – essa doação poderia ser feita durante os processos em que os professores e alunos  serão instruídas (os) sobre o seu uso. De nada adianta simplesmente entregar o mapa em papel sem antes viabilizar uma prática para uma ligeira informação introdutória para o usuário estar hábil a iniciar em seu uso com suficiente desenvoltura. FALTA COMPLETAR

O mapa em papel foi escaneado e o arquivo salvo em pdf:

http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/1083/1/BRT-UnidadesNaturaisES-Incaper.pdf


    Tópicos:
    LABORATÓRIO, MAPA
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