Olericultura - Tecnologias

A produção de olerícolas é uma atividade que tem uma grande relação com a agricultura de base familiar, pois em um pequeno espaço territorial é possível produzir uma grande diversidade de culturas. A olericultura é uma importante geradora renda e possibilita o envolvimento da mão de obra de toda a família.

A pesquisa agropecuária do Incaper contribuiu sobremaneira, ao longo dos anos, para o cultivo de produtos considerados base da alimentação da população.

Além das variedades recomendadas ao longo dos anos de maneira a tornar essas culturas mais tolerantes e produtivas, o Incaper vem contribuindo também com o diagnóstico de pragas, de doenças, da fertilidade do solo e da nutrição, bem como com tecnologias para a nutrição e o manejo da cultura, para o manejo integrado de pragas e doenças de diversas olerícolas. Sendo que essas tecnologias têm se constituindo em conteúdo de publicações técnicas com foco para diferentes cadeias produtivas de olerícolas, bem como para a construção das normas técnicas da produção integrada de raízes e do tomate coordenadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Cultivares recomendadas pelo Incaper e cultivadas atualmente

Taro ‘São Bento’: Cultivar Capixaba de Taro (inhame).
Uma cultivar genuinamente capixaba. O taro ‘São Bento’ é uma cultivar selecionada pela primeira vez na região de São Bento de Urânia, Município de Alfredo Chaves. O produtor rural Jair Pianzoli diferenciou, na sua lavoura as plantas das demais pela coloração mais clara do pecíolo (parte da planta que liga a folha ao caule). O taro ‘São Bento’ apresenta excelente produtividade (50,4 toneladas por hectare). O rizoma (tipo de caule que cresce horizontalmente, geralmente subterrâneo) possui peso médio em torno de 220 gramas, superior às cultivares tradicionais, na época (‘Macaquinho’ e ‘Chinês’), além de menos perda de peso pós-colheita.

“Amarelo de Senador Amaral”: Cultivar de Batata baroa (Mandioquinha salsa).
Essa cultivar foi lançada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 1998, e recomendado o plantio no Espírito Santo, após pesquisas locais, destacando-se além de sua produtividade e padrão de raízes, pelo seu ciclo mais curto (8 meses) do que a Amarela de Carandaí, (ciclo de 10 meses), que era até então, a única plantada.

Taro ‘Macaquinho’: cultivar de taro (inhame).

Milho-verde Incaper 204 ‘Imperador’: Variedade de milho para o cultivo orgânico.
A variedade ‘ES-204 Imperador’ é uma cultivar obtida pelo Incaper, por meio de diferentes estratégias de melhoramento genético. Essa nova variedade apresenta alta produtividade, boa estabilidade de produção, bom empalhamento de espiga, tolerância às principais doenças foliares e de grãos e ao acamamento e quebramento de planta. Por ser uma variedade, a ‘ES-204 Imperador’ é mais rústica, apresenta custo de semente cerca de 50% menor que os híbridos e tem a grande vantagem de permitir que suas sementes sejam utilizadas em novos plantios.


<<voltar

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper