Tecnologias - Culturas Alimentares

Pesquisas na área de culturas alimentares também foram desenvolvidas pelo Incaper ao longo dos anos. Confira:

ARROZ

‘ALIANÇA’: CULTIVAR DE ARROZ IRRIGADO PARA O ESPÍRITO SANTO
Oriunda do cruzamento triplo 4440/BG 90-2/Tetep, realizado na Colômbia, a variedade ‘Aliança’ é de ciclo médio e vem ampliar a diversidade genética, contribuindo para a redução dos riscos de perdas na produção, especialmente em relação às doenças e à toxidez do ferro, tornando-se portanto, mais uma opção varietal para o produtor.

‘EMCAPA 104 – ITAPEMIRIM’
Introduzida no Espírito Santo em 1991, a cultivar superou outras cultivares recomendadas para o sistema de cultivo irrigado no Estado, não apresentando sintomas provocados por doenças ou estresse ambientais em nenhum dos experimentos. Apresenta grãos longos e finos, com alto rendimento de inteiros, de excelente aspecto e boas características culinárias

 

FEIJÃO

FEIJÃO ‘VITÓRIA’
Cultivar melhorada, oriunda da Colômbia, que apresenta produtividade média de 1. 481 kg por hectare, tolerância à bacteriose e à antracnose susceptibilidade à ferrugem e à mancha-angular, é recomendada para todo o Estado.

‘CAPIXABA PRECOCE’
Cultivar melhorada, de origem colombiana, apresenta produtividade média de 1.510 kg por hectare e é recomendada para todo o Estado. Tolerância à antracnose, à bacteriose.

RIO DOCE: NOVA VARIEDADE DE FEIJÃO DE COR PARA O ESPÍRITO SANTO
A variedade de feijão Rio Doce, oriunda do Centro Internacional de Agricultura Tropical - CIAT/Colômbia, é resultante do cruzamento entre ‘Carioca’ x ‘BAT 76’. Em relação à variedade Carioca, apresenta vantagens de maior produtividade, tolerância à mancha-angular e porte ereto, com inserção da primeira vagem mais alta favorecendo a colheita mecânica e melhorando a qualidade das sementes.

‘EMCAPA 404 – SERRANO’
Lançado para as regiões produtoras acima de 300m de altitude, a cultivar de feijão-preto atendeu à demanda por uma solução para as altas perdas que vinham sendo causadas pela antracnose, principal doença do feijoeiro em locais de temperaturas mais baixas, como a Região Serrana do Estado. Além de resistente à antracnose e apresentar boa produtividade, o ‘Emcapa 404 – Serrano’ é tolerante às principais doenças da cultura.

‘EMCAPA 405-GOYTACAZES’
Introduzida no Estado em 1987, a cultivar do grupo carioca apresenta as seguintes vantagens em relação à ‘Carioca’ tradicional: maior produtividade de grãos; tolerância às doenças mancha-angular e murcha-defusarium, altamente prejudiciais à cultura do feijoeiro; porte ereto que facilita as operações mecânicas na lavoura e evita o contato direto das vagens com o solo e possíveis danos. Além disso, a cultivar atende às diferentes condições edafoclimáticas do Estado.

 

MILHO

‘EMCAPA 201’
Primeira variedade de milho oriunda de um trabalho de melhoramento a ser lançada no Espírito Santo, a ‘Emcapa 201’ respondeu a uma demanda por variedades melhoradas de milho mais rústicas, mais produtivas, precoces e de porte mais baixos que os materiais até então comumente plantados no Estado. Outra vantagem é o fato de que essa variedade possibilita que os agricultores utilizem as sementes colhidas de seu campo para o próximo plantio.

‘EMCAPA 301’
O plantio de variedades locais degeneradas por sucessivos cultivos e utilização de sementes de híbridos impróprias para o tipo de agricultor que predomina no Estado eram um dos principais fatores que acarretavam a baixa produtividade média da cultura de milho no Espírito Santo. A cultivar lançada pelo Incaper se destacou por apresentar ampla adaptação, estabilidade de produção e características agronômicas superiores às variedades lançadas no Estado até aquele momento, mostrando-se adequada para produtores que adotavam baixa ou média tecnologia e que poderiam utilizar a semente colhida de seu campo para os próximos plantios.

‘EMCAPA 202 OURO-VERDE’
A variedade ‘Emcapa 202 Ouro-Verde’ foi desenvolvida pelo Incaper e mostrou-se 17% mais produtiva do que a variedade que a antecede (‘Emcapa 201’). Apresenta boa estabilidade de produção, adaptabilidade, bom empalhamento e sanidade de espiga, tolerância à seca e baixa percentagem de quebramento de plantas e de espigas, sendo uma variedade adequada para produtores de baixo e médio nível tecnológico e econômico. Por ser uma planta mais rústica, oferece menor custo de sementes em comparação aos híbridos de linhagens. Outra vantagem para o produtor é que a semente pode reutilizada em plantios subsequentes.

‘CAPIXABA INCAPER 203’
Fruto de quase duas décadas de pesquisa, a ‘Capixaba Incaper 203’ apresenta alta produtividade, boa estabilidade de produção, tolerância às principais doenças foliares e de grãos, à seca e ao acamamento e quebramento de plantas. Suas sementes podem ser reutilizadas em plantios subsequentes. Sua cor avermelhada leva à produção de alimentos mais apreciados pelos consumidores.

‘ES 204 IMPERADOR’
A variedade ‘ES-204 Imperador’ é uma cultivar obtida pelo Incaper, por meio de diferentes estratégias de melhoramento genético. Essa nova variedade apresenta alta produtividade, boa estabilidade de produção, bom empalhamento de espiga, tolerância às principais doenças foliares e de grãos e ao acamamento e quebramento de planta. Por ser uma variedade, a ‘ES-204 Imperador’ é mais rústica, apresenta custo de semente cerca de 50% menor que os híbridos e tem a grande vantagem de permitir que suas sementes sejam utilizadas em novos plantios.


Soluções tecnológicas recomendadas pelo Incaper
Milho - 60 cultivares de milho para o Espírito Santo: 50 destinadas à produção de grãos e 10 à silagem.

<< voltar

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper