Estratégias para produção de leite de qualidade foram abordadas no último webinar promovido pela Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O vídeo completo está disponível no canal do Youtube do Instituto.
Ao longo do webinar são tratados parâmetros higiênicos e sanitários que devem ser estabelecidos na produção de leite, incluindo a saúde das glândulas mamárias das vacas, junto ao manejo adequado dos animais. Também foram esclarecidas as normativas que apontam as características específicas do leite com qualidade superior.
Um dos grandes benefícios dessas estratégias de produção é a possibilidade de a indústria colocar à disposição do consumidor um leite de maior qualidade. Além disso, o produtor rural tem um maior valor agregado à sua produção, tornando a atividade ainda mais rentável.
O técnico do Incaper Wescley Henrique Silva Marion, lotado na unidade de Mimoso do Sul, convidou os parceiros José Antônio Martins Alves, diretor-presidente da Cooperativa de Laticínios de Mimoso do Sul (COLAMISUL); Juliana Maria Piassi, médica veterinária e atuante na área de qualidade do leite para o campo no setor lácteo da Cooperativa Agropecuária Centro Serrano (COOPEAVI); e Robison Rocha Cruz, gerente de operações da Cooperativa Agrária Mista de Castelo (CACAL).
As Instruções Normativas 76 e 77 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que entraram em vigor em 2019, aumentaram a qualidade da produção de leite, segundo Wescley Marion. Uma das exigências, por exemplo, é que as agroindústrias familiares de lácteos e os laticínios não podem recepcionar e processar o leite se ele não atender aos padrões mínimos de qualidade.
A produção de leite de qualidade virou rotina dos pecuaristas e produtores de leite de todo o Brasil. O que antes uma menor parte da cadeia fazia para agregar valor ao produto, hoje se tornou exigência para poder comercializar a produção”, explicou o técnico.
Wescley Marion destacou ainda que o grande pilar da produção de leite de qualidade é a higiene. Desde a do próprio ordenhador até a higienização dos recipientes e equipamentos usados na ordenha e das instalações onde os animais são manejados.
“Para a obtenção desses parâmetros é necessária uma mudança na conduta da atividade, buscando capacitações e os recursos disponíveis para isso”, completou Wescley Marion.
Texto: Tatiana Toniato Caus e Wescley Henrique Silva Marion.
Informações à imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves / Andreia Ferreira
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865 / (27) 98849-6999
juliana.esteves@incaper.es.gov.br / andreia.santos@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es