23/12/2024 14h49 - Atualizado em 23/12/2024 14h55

Agricultores familiares de Pedro Canário realizam visita técnica em Sooretama

A visita proporcionou uma experiência prática aos agricultores familiares envolvidos diretamente com a produção de café conilon.

Um grupo formado por doze agricultores familiares do município de Pedro Canário realizou uma visita técnica ao município de Sooretama para conhecer o trabalho desenvolvido por agricultores na produção e comercialização de café especial. A organização do encontro, ocorrido na última semana, foi do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

A visita aconteceu no sítio Recanto Sonhado, na comunidade Juncado, propriedade rural dos agricultores Lucas Broedel Cabral e Elisa Manzolli Martinelli, e foi coordenada pelo Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Pedro Canário, com o apoio da Prefeitura na disponibilização do veículo para o transporte dos agricultores.

A iniciativa teve como objetivo proporcionar uma experiência prática aos agricultores familiares envolvidos diretamente com a produção de café conilon, agregando valor ao produto com características únicas.

Integrantes do grupo participam do projeto Cafeicultura Sustentável, coordenado pelo Incaper. “Foi a partir desse projeto que surgiu o interesse dos agricultores atendidos em Pedro Canário, em conhecer a experiência bem-sucedida de Lucas e Elisa. Momento de aprendizado e troca de experiências que, com certeza, será o embrião de futuras iniciativas na produção de cafés especiais”, contou Cláudio Rodex, extensionista do Incaper.

O agricultor familiar Jeremias Barbosa da Cunha, participante do Projeto Cafeicultura Sustentável, juntamente com a esposa Sidilene Pereira da Cunha, comentou a percepção da visita. “Para nós, foi um momento muito proveitoso. Aprendi muitas coisas, principalmente sobre o cuidado com a lavoura. A produção de café especial não é tão complicada como eu pensava. Dá para começar com um volume pequeno. Mais para frente pretendemos começar uma pequena produção”, salientou o agricultor.

Nathan Ribeiro de Castro, também agricultor familiar de Pedro Canário, está iniciando uma produção de café no Assentamento Castro Alves. “O processo de produção de cafés superiores ainda aparenta ser um universo inalcançável a princípio. Mas, por meio da vivência no sítio e na visita, ficou claro a simplicidade dos passos necessários para ingressar nessa cadeia produtiva e que tudo começa na lavoura, com o manejo nutricional equilibrado, um controle fitossanitário eficiente, uma colheita num grau ótimo de maturação dos grãos e todo restante das etapas”, disse Castro.

Cafeicultura Sustentável

O Espírito Santo, por meio do projeto Cafeicultura Sustentável, pretende inserir oito mil propriedades no processo de adequação de sustentabilidade até o fim de 2026. Para atingir a meta, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), vai investir R$ 5,45 milhões em ações de extensão rural, que estão sendo conduzidas por profissionais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), desde abril deste ano.

Informações à Imprensa:
Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Incaper
Daniel Borges
(27) 98849-3139
daniel.borges@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper