29/07/2016 15h20 - Atualizado em 29/07/2016 15h52

Cafeicultores são orientados quanto a uso eficiente de água

Foto ilustrativa: Sistema de irrigação por aspersão.

Cafeicultores do município da Serra participaram esta semana de um curso de manutenção em sistema de irrigação. O objetivo principal foi fazer os agricultores refletirem quanto à forma mais eficiente de uso da água na propriedade, visando à economia dos recursos hídricos.

A iniciativa foi uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Secretária Especial de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e pesca do município e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

No curso, que foi ministrado pelo chefe do escritório local do Incaper no município, Joelson Sutil Jesus Ferreira, e pelo engenheiro agrônomo do Senar, Helder Lopes Peixoto, os agricultores puderam avaliar a aplicabilidade da irrigação por aspersão e localizada, na propriedade de alguns cafeicultores.

A irrigação por aspersão é muito utilizada na produção de hortaliças. Neste tipo de irrigação, a água é lançada sob pressão, em forma de gotas, imitando a chuva, molhando por completo a área e demanda um maior volume de água.

Já a irrigação localizada é utilizada em culturas perenes e semi-perenes como café, mamão, tomate, coco, banana, entre outros. Neste caso, a água é lançada, sob pressão, próxima às raízes das plantas, com pequenas vazões e pequenos intervalos de tempo. Isso possibilita  a verificação da quantidade correta de água para a cultura implantada, o que promove menor desperdício. Portanto, é o sistema considerado de maior eficiência na agricultura.

A partir dos diálogos, chegou-se à conclusão de que existem produtores locais que desperdiçam água e eletricidade ao irrigar. “Eles não tinham conhecimento de ferramentas como o cálculo do tempo de irrigação, que permite avaliar a quantidade correta de água a ser aplicada em sua lavoura”, explicou Joelson.

 Os agricultores também foram orientados, na prática, a avaliar a necessidade de irrigação, que é a verificação da quantidade de água já fornecida à planta, que é conhecida como "capacidade de campo".

 Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus 

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper