19/11/2021 08h53

Encontro ambiental do projeto-piloto Rio Mangaraí é realizado pelo Incaper em Santa Leopoldina

Foto: Divulgação Incaper
O encontro presencial reuniu estudantes, população local e representantes públicos do município.

Um encontro ambiental foi realizado pelos executores do projeto-piloto Rio Mangaraí, em Santa Leopoldina, na última semana, e reuniu estudantes, população local e representantes públicos do município. A iniciativa faz parte de uma das etapas do projeto, que é coordenado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O evento também foi transmitido ao vivo pelo canal do Incaper no YouTube e já está alcançando 500 visualizações. 

O eixo de educação ambiental, mobilização social e empoderamento feminino do projeto-piloto Rio Mangaraí é executado pelo consórcio Synergia TPF, também responsável pela realização do encontro. A programação contou com painéis sobre: situação físico hídrica da bacia do Rio Mangaraí; impacto dos sedimentos para distribuição de água de qualidade; e perspectivas do licenciamento para a Bacia do Mangaraí.

O especialista em conservação de recursos hídricos e consultor da Synergia TPF, Rinaldo de Oliveira Calheiros, ministrou o primeiro painel sobre a situação físico hídrica da bacia, em que foram destacadas práticas conservacionistas para inibir a degradação do solo.

“É uma oportunidade muito importante para apresentar alguns dados sobre os aspectos de erosão da bacia do Mangaraí, que será o piloto em termos de conservação para toda a bacia do rio Santa Maria. Apresentamos uma série de elementos de degradação que estão contribuindo fortemente para que a água tenha mais sedimentos e cause o problema para o abastecimento da Grande Vitória", explicou. 

O especialista em conservação de recursos hídricos destacou ainda os elementos que contribuem com a degradação como: ausência de mata de topo de morro e de mata ciliar, falta de terraceamento e cordões de contorno etc. “Essas práticas conservacionistas, além de contribuírem para melhorar a qualidade da água, trazem muita melhoria para a qualidade de vida da população do Mangaraí. Uma vez que você preserva o solo, você preserva a fertilidade do solo, aumenta a produção de água e de diferentes culturas que hoje são desenvolvidas aqui”, completou Calheiros. 

O segundo painel foi conduzido pelo analista de Saneamento e Gestão Ambiental da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), André Sefione. Em seguida, a engenheira agrônoma da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Santa Leopoldina, Diene Bremenkamp, apresentou o painel sobre as perspectivas do licenciamento para a Bacia do Mangaraí.

Na ocasião do encontro, em 11 de novembro, também foi feita a entrega da licença ambiental para realização das obras de revitalização das estradas que cercam a sub-bacia do Rio Mangaraí. O licenciamento foi concedido pela Prefeitura de Santa Leopoldina e entregue aos executores do projeto. 

“A licença ambiental é uma forma de planejamento, de organização para que ações sejam executadas com responsabilidade. A gente espera que esse projeto melhore a água, o solo e as condições de quem vive aqui na região do Mangaraí”, disse Antônio Machado, diretor-presidente do Incaper

Entre os propósitos da realização do encontro estavam a divulgação da situação atual da bacia e identificação das próximas ações que serão feitas para a conscientização dos moradores da região, explicou a coordenadora do projeto-piloto Rio Mangaraí e extensionista do Incaper, Cíntia Bremenkamp. 

“Como é um projeto piloto, o que identificarmos aqui na bacia do Mangaraí poderá servir de exemplo para identificação de causas em outras bacias, salvo as devidas proporções e algumas peculiaridades. De modo geral, muitos problemas identificados aqui estão presentes na maioria das bacias do Estado”, disse a extensionista. 

Leia mais sobre as ações do projeto-piloto Rio Mangaraí no site do Incaper.

Texto: Andreia Ferreira

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Andreia Ferreira
(27) 3636-9865 / 9868
andreia.santos@incaper.es.gov.br
Tatiana Toniato Caus
(27) 3636-9866/ 9867
tatiana.souza@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper