03/07/2017 11h39 - Atualizado em 03/07/2017 13h58

Incaper participa da segunda edição do Festival de Cacau e Chocolate do Espírito Santo

Foto: Tatiana Caus/Incaper
O Incaper mobilizou os agricultores e demais parceiros para a participação do evento, além de oferecer no seu estande publicações técnico científicas e outros materiais com foco em cacau e em outras culturas predominantes na região Serrana do Espírito Santo.

Na tarde desse domingo (02), encerrou-se a segunda edição do Festival de Cacau e Chocolate do Espírito Santo. O evento, que começou na última sexta-feira (30), foi realizado no Centro de Eventos Pedra Azul, o “Morangão”, em Domingos Martins, no Sul do Estado.

O Festival reuniu produtores capixabas da iguaria, além de 20 expositores do setor de agronegócio. O foco desta edição foi dar visibilidade ao chocolate produzido no Espírito Santo, e a programação contou com estandes de exposição e palestras técnicas sobre a produção de cacau e chocolates, mesas-redondas, atrações culturais e aulas-show.

O festival é uma realização das Montanhas Capixabas - Convention & Visitors Bureau em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-ES) e contou com o apoio do Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Cooperativa de Produtores de Cacau do ES (Coopercau), da Garoto, da Nestlé Cocoa Plan, da Associação dos Cacauicultores de Linhares (ACAL),  do Sindicato da Indústria de Produtos de Cacau, balas e doces e Conservas Alimentícias do Estado do Espírito Santo (Sindicacau), do Sindicato da Indústria de Bebidas em Geral do Estado do Espírito Santo, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), da Associação Festa do Morango (Afemor), do Serviço Social da Indústria (SESI), da Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo (FAES), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Prefeitura Municipal de Domingos Martins, da Associação Turística de Pedra Azul e da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

O Incaper mobilizou os agricultores e demais parceiros para a participação do evento, além de oferecer no seu estande publicações técnico-científicas e outros materiais com foco em cacau e em outras culturas predominantes na região Serrana do Espírito Santo, como morango, gengibre, café arábica e pinus. Participaram do evento as equipes técnicas do Incaper dos escritórios locais de Pedra Azul, Linhares, Sooretama, Santa Teresa, Iconha, Guarapari, Barra de São Francisco, Pancas e Colatina.

Para o diretor técnico do Incaper, Mauro Rossoni Júnior, alavancar as possibilidades do segmento é uma meta que há mais de dez anos já vem sendo construída. “Esse ano o evento foi feito em uma estação atraente como o inverno, com a visita de famílias, com a atração pelos chocolates de qualidade. Além disso, nós trouxemos capacitação, conhecimento e verticalização do segmento em questão. Hoje a produção de cacau não está predominantemente em Linhares e tem se expandido para outros municípios como Alfredo Chaves, Iconha, Rio Novo do Sul, Barra de São Francisco, Pancas e Santa Teresa”, afirmou.

Segundo o extensionista do Incaper local de Sooretama, Lucas Calazans, cada vez mais outros municípios têm o interesse em produzir chocolates de qualidade, além do cacau. “Estamos aqui justamente para quebrar esse estigma de que os bons chocolates só são os de fora. Um bom sinal disso é que até 2012 eram 27 municípios que investiam na cultura e em 2017 já são 50”, explicou.

É o caso de Emir Macedo Filho, dono da Terra Cacau, um dos expositores do festival. Cacauicultor da região de Linhares, ele está há cerca de 30 anos trabalhando na atividade, da terceira geração da família a cultivar a fruta. Ele também é viveirista e fornece mudas de cacau para todo o Espírito Santo e para os estados de São Paulo e Pará. Suas amêndoas já foram destaque no Salão do Chocolate de Paris, em 2013, classificadas entre as 50 melhores do mundo. Este ano, estão entre as 7 melhores do Brasil, classificadas novamente para a etapa internacional, que acontecerá em outubro, em Paris.

“Participar dos concursos e ter meu produto entre os melhores do mundo despertou meu interesse em entrar no mercado de chocolates, uma vez que eu tinha esse potencial. Este ano, nosso objetivo é garantir uma classificação ainda melhor do que a anterior”, relatou Emir. O produtor destacou a importância do festival como “uma oportunidade de colocar o Espírito Santo numa vitrine internacional, mostrando o potencial do estado, principalmente da cidade de Linhares, além de estimular outros produtores a ingressarem na atividade de produzir chocolate, agregando valor à produção”, concluiu.

Quem também participou do festival foram os agricultores Augusto Bizzi e Maria da Penha Paganini Bizzi, que há aproximadamente quatro anos investiram no cacau consorciado com outras culturas como a seringueira, o açaí e o café, em Iconha, no Sul do Estado. “Esse evento nos motiva a querer continuar e aprender mais tecnicamente. É mais uma renda para a nossa propriedade e o chocolate já está entre nossos planos”, contou Augustinho – como ele é conhecido.

De acordo com Maurício Antônio Buffon, presidente da Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), em 2011, diante da grande perda da produção do segmento do cacau por causa da “Vassoura de Bruxa”, os produtores estavam sem perspectivas. “Para isso, construímos ações junto aos nossos parceiros, que nos traz um alento quanto à produção. Hoje encontramos produtores novos muito mais motivados”, contou.

O Espírito Santo está em terceiro lugar entre os estados brasileiros que mais produzem cacau, ficando atrás apenas da Bahia e do Pará. Linhares é o maior produtor estadual, com mais de 87% da área total, produzindo cerca de 4,5 mil toneladas por ano. Em todo território capixaba são aproximadamente 23 mil hectares de área cultivada e a produção em 2016 foi de 5,5 mil toneladas da amêndoa.

Receita deliciosa do bolo de cacau da família Bizzi:

Ingredientes:

1 cacau grande maduro

5 ovos

1 ½ copo americano de açúcar

2 ½ copo americano de água morna

3 colheres de achocolatado

3 colheres de óleo

3 copos americanos de farinha de trigo

1 ½ colher de fermento em pó

Modo de fazer:

Bater no liquidificador ovos, açúcar, achocolatado, óleo e água morna até dissolver o açúcar;

Acrescentar o cacau no liquidificador mais um pouco de cacau e um pouco de trigo;

Despeje em uma travessa e acrescente o restante do trigo – por último o fermento;

Por fim: Em forma untada – pode ser a que tem furo no meio – despeje o conteúdo e asse!

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus 
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaperFacebook: Incaper

 


 

Tópicos:
cacau, chocolate, qualidade
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper