12/12/2025 08h00

Administração de recursos da família é tema de encontro com agricultores em Itapemirim

Foto: Divulgação/Incaper
Comunidade de Santo Amaro participa, regularmente, de atividades desenvolvidas pelo Incaper

Gerenciar recursos familiares vai além do orçamento, impacta também na forma como são tratados os recursos naturais, água, meio ambiente e segurança alimentar. E a comunidade de Santo Amaro, no município de Itapemirim, vivenciou durante dois dias, aprendizados com o curso ‘Administração de recursos da família' que proporcionou o embasamento da administração dos gastos pessoais e suas produções comercializadas.

A atividade foi uma iniciativa do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em Itapemirim, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A demanda partiu das mulheres que já participam de feiras e de outras atividades geradoras de renda e que perceberam a necessidade de organizar seus gastos, entender a parte econômica do negócio para controle da gestão da agroindústria, a administração das suas atividades e  finança pessoal.

Além da comunidade de Santo Amaro, o escritório do Incaper em Itapemirim já realizou atividades de orçamento doméstico e consumo consciente também em escolas com alunos de povos tradicionais, como o caso da EEEF Graúna - Educação Quilombola no município.

Essas pessoas têm suas próprias produções: vendem bolos, artesanatos, e também atuam na agricultura. Homens e mulheres trabalham nessas atividades, e muitas delas — especialmente as mulheres envolvidas na produção agrícola — têm interesse em aprender sobre contabilidade e gestão dos recursos financeiros do ambiente doméstico. “Isso ajuda a compreender melhor a produção que nasce desse universo, sobretudo aquela realizada pelas mulheres”, destaca Angélica Carvalhais, extensionista do Incaper no município.


O curso é voltado para pessoas adultas, mas já foi realizado também com adolescentes. A proposta é bastante prática, pois o consumo faz parte da vida de todos os membros da família. Por isso, trabalhar a administração dos recursos financeiros considerando toda a cadeia familiar se torna essencial. “Crianças, adultos, idosos — mulheres e homens — todos consomem, e essas necessidades têm se intensificado, reforçando a importância de organizar a gestão dos próprios empreendimentos e das formas de produção. Gerir bem esse negócio é fundamental, inclusive, para garantir a continuidade da atividade no futuro”, reforça Angélica.

Informações à Imprensa:
Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Incaper
Daniel Borges
(27) 98849-3139
daniel.borges@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper