Aproximadamente 40 cacauicultores do município de Guarapari e adjacências participaram de um curso de capacitação, realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com a Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac).
A capacitação incluiu conteúdo como colheita, pós-colheita e beneficiamento primário do cacau. “O curso teve o objetivo de levar conhecimento sobre essa etapa de suma importância para agregar qualidade às amêndoas e, com isso, promover a melhoria do produto e consequentemente um melhor ganho financeiro”, explicou José Antônio Pereira do Nascimento, extensionista do Incaper.
Segundo José Antônio, o mercado exige qualidade e em Guarapari há uma deficiência muito grande na finalização da pós-colheita do produto. “O curso trouxe uma uniformização de conhecimento cujos resultados certamente serão visíveis na próxima safra do cacau na nossa região”, falou José Antônio. O instrutor do curso foi Álvaro Cândido da Silva, agente de atividades agropecuárias da Ceplac.
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre Girelli
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper