05/12/2024 11h50 - Atualizado em 05/12/2024 12h12

Dia Especial ‘Elas na Pecuária’ destaca papel fundamental da mulher no campo

Foto: Felipe Ribeiro/ Incaper.

Em um evento inédito, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), celebrou, nesta quarta-feira (04), o "Dia Especial Elas na Pecuária", no município de Alfredo Chaves. A iniciativa, visou reconhecer a importância das mulheres na cadeia produtiva da pecuária e oferecer capacitação técnica e oportunidades de networking.

O evento contou com a parceria de diversas instituições, como a Prefeitura Municipal de Alfredo Chaves, Sicoob e Cooperativas de Laticínios e reuniu mais de 100 mulheres de diversos municípios capixabas. Os temas abordados destacaram a criação de bezerras, manejo de ordenha, empreendedorismo feminino e direitos das mulheres rurais. Além das palestras, foi oferecido um espaço dedicado à saúde da mulher, com serviços como aferição de pressão arterial e orientações médicas.

"Nosso objetivo é oferecer as ferramentas necessárias para que as mulheres possam exercer suas atividades com mais conhecimento e autonomia, fortalecendo a cadeia produtiva do leite e garantindo um futuro mais promissor para todas", pontuou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

O Governo do Estado, por meio da Seag, reafirma seu compromisso em investir na agricultura familiar e em promover políticas públicas que valorizem o trabalho das mulheres no campo. "Acreditamos que, ao empoderar as mulheres, estamos fortalecendo a agricultura familiar e garantindo um futuro mais sustentável para todos nós", frisou Bergoli.

Essa é mais uma iniciativa que o Incaper abraça, buscando reconhecer, valorizar, capacitar e dar visibilidade às mulheres atuantes no setor agropecuário, segundo o diretor-geral do Incaper, Antonio Elias Souza da Silva. “No caso da pecuária, elas estão cada vez mais inseridas nos processos da cadeia produtiva do leite, sendo responsáveis principalmente pelos cuidados com os animais, além de desempenharem papel importante na comercialização e na tomada de decisões. Fortalecer a participação feminina é estratégico para o desenvolvimento do setor, trazendo inovação, dedicação e sustentabilidade”, ressaltou.

"Este dia foi idealizado e organizado por mulheres ligadas à pecuária e integrantes de diversos parceiros do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite. Com base nos eixos estratégicos do programa, elas estruturaram as atividades realizadas aqui em Alfredo Chaves”, Filipe Barbosa Martins, coordenador de Produção Animal da Seag.

O encontro faz parte de um conjunto de ações do Governo do Estado para fortalecer a cadeia produtiva do leite e promover a sustentabilidade no campo. O Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite, lançado em 2023, investe em diversas frentes, como a distribuição de ensacadoras de forragem, a aquisição de sêmen de alta qualidade e a capacitações.

Texto: Priscila Contarini

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Priscila Contarini / Mike Figueiredo
(27) 3636-3700 / (27) 99645-4694 / (27) 99616-5840
comunica.seag@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper