Um grupo de produtores de Mantenópolis foi até Santa Maria de Jetibá com o objetivo de conhecer as técnicas de produção de morango, alho, cebola e batata. A ação foi do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por meio do escritório local (ELDR) de Mantenópolis.
O encontro foi realizado nas propriedades dos agricultores familiares, Danilto Ott, Leopoldo Ott, Germano Zitlow, Florentino Lauvers, Cleto Mundi, Marinalva Lauvres Schultz. Os agricultores foram acompanhados pelos técnicos do Incaper, o Técnico em Desenvolvimento Rural de Santa Maria de Jetibá, Iosmar Luiz Mansk, e o Engenheiro Agrônomo Anderson Rosa Marim.
Clima, relevo e solo adequados são algumas das características que levam as culturas terem potencial para serem produzidas por agricultores familiares nos dois municípios. “Estas culturas são opção de diversificação da produção, e de aumento da renda das propriedades familiares. Exceto o morango, grande parte destes produtos consumidos no Estado do Espírito Santo, vem de outras regiões e às vezes até de outros países”, ressaltou Iosmar Mansk.
Os produtores ficaram bastante entusiasmados com as culturas e já estão se programando para fazerem plantios em suas propriedades. “Esse tipo de ação oportuniza os agricultores familiares que não têm recursos e nem acesso a informações de novos cultivares em suas propriedades”, explicou Anderson.
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper