15/02/2017 15h27 - Atualizado em 16/02/2017 16h17

Espírito Santo ganha mais quatro estações meteorológicas

Com os novos equipamentos, a rede monitorada pelo Incaper passa a contar com 25 estações meteorológicas.

Quatro novas estações meteorológicas estão sendo instaladas no Espírito Santo. Os equipamentos foram adquiridos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), e a manutenção e operação ficam por conta do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Os dados levantados pelas novas estações serão compartilhados entre as duas instituições.

Com os novos equipamentos, a rede monitorada pelo Incaper passa a contar com 25 estações meteorológicas. “A ampliação da rede representa mais precisão no monitoramento e ajuda a refinar a nossa previsão do tempo. Tendo os dados locais, conseguimos definir melhor os parâmetros necessários à previsão do tempo para aquelas regiões. As novas estações atendem às necessidades do Incaper, favorecendo as respostas dadas à agricultura. Isso vai tornar nossos diagnósticos mais precisos, além de favorecer a emissão de alertas e o desempenho de outras atividades da meteorologia”, disse José Geraldo Ferreira, chefe da equipe de meteorologia do Incaper.

Os municípios contemplados foram escolhidos segundo critérios de distribuição. As estações estão sendo instaladas em locais considerados estratégicos para a pesquisa e em áreas de interesse do Estado.

A estação instalada em Venda Nova do Imigrante já está operando. Nesta quarta-feira (15) foi inaugurada na Fazenda Heringer, a estação meteorológica de Vila Velha, a segunda instalada na Grande Vitória. Até então, a Região Metropolitana contava com apenas uma estação, localizada no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em Goiabeiras. Em março, inicia-se a montagem dos equipamentos em Ecoporanga e Marilândia. A estação meteorológica que operava na Fazenda do Incaper de Marilândia será transferida para Sooretama.

A parceria entre o Incaper e o Inmet vem sendo construída ao longo dos anos, graças ao trabalho das equipes técnicas das duas instituições. “Essa parceria entre instituição pública e privada só fortalece o nosso compromisso na prestação de serviço à sociedade. Com essas novas estações poderemos ampliar, ainda mais, nosso banco de dados contribuindo com a agricultura capixaba” ressaltou o diretor-técnico do Incaper, Mauro Rossoni Junior.

Nas últimas semanas, técnicos do Inmet percorrem o Espírito Santo, acompanhados da equipe de meteorologia do Incaper, a fim de garantir a adequada instalação dos novos equipamentos. “Estamos instalando quatro estações meteorológicas automáticas em parceria com o Incaper no intuito de melhorar a qualidade do monitoramento do tempo no Estado. Essa é uma parceria de sucesso e só tem a crescer nos próximos anos” disse o meteorologista e chefe da rede de estações meteorológicas do InMet, Edmundo Wallace Lucas.

As estações meteorológicas são aparelhadas com equipamentos que aferem a temperatura (termômetro), o vento (anemômetro), a chuva (pluviômetro), a pressão atmosférica (barômetro), a radiação solar (piranômetro) entre outras variáveis de tempo e clima.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves e Vanessa Capucho
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

 

 

 

Tópicos:
Meteorologia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard