30/05/2019 09h08

Incaper participa de Seminário de Comercialização da Agricultura Familiar

Ao todo, mais de 300 inscrições foram realizadas, com a participação de 39 municípios do Estado e ocupou 2 auditórios.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), juntamente com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), o Sistema da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/Sescoop), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) realizaram, nesta quarta-feira (29), o Seminário Estadual de comercialização de produtos da Agricultura Familiar.

O evento aconteceu na sede do Sebrae, em Vitória, e foi direcionado aos produtores rurais, instituições públicas e segmentos que atuam nas áreas de compras de alimentos governamentais e municipais. Ao todo, mais de 300 inscrições foram realizadas, com a participação de 39 municípios do Estado e ocupou 2 auditórios.

Entre os objetivos do seminário está o desenvolvimento da agricultura familiar, agregando valor à atividade, além de promover a profissionalização do setor. Para tal, foram realizadas palestras sobre aquisição de gêneros alimentícios, oportunidades de mercado e agregação de valor, e compras de alimentos da agricultura familiar por órgãos públicos.

O evento foi também realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Sistema da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/Sescoop), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

Para o subsecretário de Estado de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Rural Sustentável, Michel Tesch Simon, a agricultura familiar é protagonista dentro dos trabalhos do Governo do Estado.

“O evento de hoje é um resumo das prioridades que o Governo tem para a agricultura, que é fortalecimento da agricultura familiar e estratégias desenvolvidas, somando esforços de todos os parceiros que atuam com o segmento”.

Michel Tesch Simon ainda destacou a união dessas entidades como fundamental para fortalecer o setor. “É um grupo de parceiros que atuam em conjunto, atendendo à mensagem do Secretário Foletto, que é de sempre trabalhar de forma agregada”.

Para o gerente de Agricultura Familiar, Andreliano Marcio Mareto Fontan, o evento é uma excelente oportunidade para o fortalecimento do mercado. “Permite oportunidades de acesso ao mercado de produtores da agricultura familiar, fortalecendo assim a atividade no Estado. Também é importante porque nos permite tratar das maiores dificuldades do produtor, que são a comercialização dos produtos e sua aquisição pelas instituições públicas”.

O gerente chamou atenção para o que prevê a legislação, cita casos de sucesso e ressalta que a aquisição de produtos da agricultura familiar contribui para o desenvolvimento.

“Hoje a lei determina que no mínimo 30% do valor repassado a Estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) devem ser utilizados na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar. Há municípios, como Alegre, que compreenderam bem a importância dessa comercialização e hoje utilizam mais de 90% dos recursos do FNDE para a agricultura familiar. O dinheiro gerado auxilia no desenvolvimento do próprio município, pois ele fica no local”, comentou.

Para o diretor-presidente, do Incaper, Antonio Carlos Machado, o evento é uma grande possibilidade de colocar o produtor em contato direto com os mercados.

“É uma oportunidade única de debater assuntos relacionados à agricultura familiar em um evento que reúne importantes instituições que, juntas, unem forças para encurtar distâncias entre o agricultor e os mercados consumidores. O Incaper tem trabalhado ativamente no Programa ‘Mais Gestão’, para promover o fortalecimento de cooperativas da agricultura familiar qualificando os sistemas de gestão: organização, produção e comercialização”.

Para o analista de agronegócio do Sebrae ES, Marcio Rosalém, o seminário é um marco para a agricultura familiar capixaba, pois trará oportunidades de mercado e agregação de valor na agricultura de base familiar.

“O compartilhamento de experiências de sucesso na comercialização de produtos de agricultura familiar contribui para o fortalecimento da atividade no Estado. Além disso, teremos embasamento com técnicos especializados na valoração desse tipo de produto. É uma oportunidade excelente”, afirmou. 

Texto: Luciano Vieira (com a colaboração da Assessoria de Comunicação do Sebrae ES)

Informações à Imprensa:

Gerência de Comunicação da Seag

Luciano Vieira de Aguiar / Carlos Pereira

(27) 3636-3700 / 3651

comunica.seag@gmail.com

Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper

Juliana Esteves

3636-9865

juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Vanessa Capucho

vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Facebook: Incaper

Twitter: @incaper 

Assessoria de Comunicação Sebrae-ES

Karolina Lopes – (27) 3345 6973 | (27)- 99976 6190

Criar Comunicação - criar@criarcomunica.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper