O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou o Dia Especial sobre Bovinocultura de Leite em Mucurici, no norte do Espírito Santo. O evento, organizado em conjunto com parceiros, aconteceu na Fazenda Águas Formosas, propriedade de Juvenilson Souza, no dia 18 de junho.
Mais de 200 pessoas participaram do evento, entre estudantes dos ensinos técnico e superior, autoridades, técnicos e produtores rurais do Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais.
O Dia Especial foi organizado em quatro estações. Na primeira, os produtores puderam conhecer as indicações, manejo e uso do BRS Capiaçu, material forrageiro desenvolvido pela Embrapa, como opção na alimentação dos animais de leite. O extensionista do Incaper Bernardo Lima Bento de Mello apresentou as características da forrageira, as condições para o cultivo e o uso no Espírito Santo.
Na segunda estação, o extensionista do Incaper Abner Castelão falou sobre os cuidados e as estratégias para a criação de bezerras leiteiras. Ele destacou a importância dos bons tratos com os animais nos períodos iniciais de crescimento e o reflexo nos resultados futuros.
Na terceira estação, o médico veterinário da empresa Campo Nutrição Animal, Pedro Luppi, abordou o tema relacionado à suplementação alimentar na dieta de animais leiteiros. O intuito foi ressaltar a importância de oferecer ração balanceada aos animais para reduzir custos e aumentar a produção.
A qualidade do leite foi o tema da quarta estação. O professor do Centro Universitário de Caratinga (UNEC) Campus Nanuque e fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Manoel Silva, mostrou a importância da qualidade do leite na ordenha e as adequações que deverão ser feitas para o enquadramento nas normativas do Ministério.
Ao final do evento, foi oferecido um lanche de confraternização ao público. O Incaper entregou materiais técnicos para a escola Família Agrícola de Serra dos Aimorés e houve sorteio de brindes para os participantes.
Outras ações
Pelo terceiro ano consecutivo, o Incaper realiza eventos voltados para a bovinocultura de leite em Mucurici e outros municípios capixabas. Nos anos anteriores, abordou-se a adoção da palma forrageira e sorgo forrageiro como opções de alimentação animal em períodos de seca, além do uso da silagem. Neste ano, os assuntos abordados são qualidade do leite na ordenha visando o enquadramento nas novas normativas do ministério da agricultura; aumento da produção de leite através da suplementação alimentar; uso do BRS Capiaçu como alternativa alimentar para os animais e a criação de bezerras.
Outras ações estão previstas de norte a sul do Espírito Santo. Entre os dias 24 e 28 de junho, é realizado o Curso de Inseminação Artificial de Bovinos em Cachoeiro de Itapemirim. De 26 a 30 de junho, tem concurso leiteiro durante a 7ª Festa do Leite e do Queijo de Muniz Freire. No dia 04 de julho, tem Dia de Campo sobre Opções de Forrageiras para Alimentação de Bovinos em Linhares. Para saber mais ações do Incaper voltadas para a bovinocultura, acesse o calendário de eventos.
Projeto Bovinocultura Sustentável
O projeto tem por objetivo fortalecer e desenvolver a cadeia produtiva da pecuária bovina com sustentabilidade para melhorar a qualidade dos produtos ofertados e aumentar a produtividade e a renda dos produtores rurais. As atividades visam incentivar a estruturação dos sistemas de produção, capacitar os produtores e suas famílias e facilitar o acesso dos pecuaristas a animais que garantam o melhoramento genético do rebanho.
Texto: Felipe Neves e Juliana Esteves
Informações à imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
(27) 3636-9868
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
(27) 3636-9865
Facebook: Incaper
Twitter: @incaper