Recentemente, o Espírito Santo recebeu a Mostra de Cafés Especiais de Alegre, que teve como objetivos compartilhar os resultados expressivos da cafeicultura alegrense e poder incentivar a produção de cafés especiais no município. O evento foi realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Secretaria Executiva de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Alegre e a Empresa Júnior de Cafeicultura (Caparaó Jr.), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
A mostra promoveu a adesão à produção de cafés de qualidade entre os cafeicultores e cafeicultoras de Alegre. “Isso resulta na agregação de valor ao café, na conquista de novos mercados e na sustentação à cadeia produtiva”, reforçou a coordenadora do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper em Alegre, Aline Chaves Pereira.
Na ocasião, foram divulgados os três primeiros colocados de cada categoria, arábica e conilon, e entregues os certificados de participação e colocação aos cafeicultores e cafeicultoras presentes.
Janaina Aparecida dos Santos Mauri, produtora de café na comunidade de Bom Ver, ficou entre os vencedores, em 2º lugar na categoria Café Conilon. “Sou produtora de café desde criança. Nesta mostra, fique pela primeira vez entre os selecionados. Estou muito feliz com essa vitória. Isso se deve à dedicação e ao cuidado de todo nosso trabalho, em família e também pela força de nós, mulheres, que estamos conquistando o nosso espaço na cafeicultura diariamente”, comemorou.
O cafeicultor Ailson Luiz Garcia ficou em primeiro lugar na categoria Café Arábica e também demonstrou estar satisfeito com a colocação. “É o primeiro ano que produzo um café especial. Faz só dois anos que adotei na propriedade um terreiro suspenso dentro da estufa. Me parece mais trabalhoso agregar valor ao meu café, mas, com uma premiação dessa, isso me deixa mais animado e confiante. Ano que vem quero participar de novo”, contou Garcia.
“Esse é um momento de valorização do trabalho dos cafeicultores e cafeicultoras e um motivador para outros produtores nessa atividade em nosso município e região”, acrescentou Aline Pereira.
Neste ano, foram 15 amostras inscritas para a 3ª Mostra de Cafés Especiais de Alegre. Inserida no cenário da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a terceira edição foi realizada no formato híbrido.
Vencedores
Categoria Café Arábica:
3° Lugar: Ailson Luiz Garcia
2° Lugar: Idelson Suhett Domiciano
1° Lugar: Ailson Luiz Garcia
Categoria Café Conilon:
3° lugar: Idelson Suhett Domiciano
2° Lugar: Janaina Aparecida dos Santos Mauri
1° Lugar: Leandro Barbosa Quadra
Texto: Tatiana Toniato Caus
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Andreia Ferreira
(27) 3636-9868 / 9865
andreia.santos@incaper.es.gov.br
Tatiana Toniato Caus
(27) 3636-9866/ 9867
tatiana.souza@incaper.es.gov.br