Mulheres rurais de Alegre participaram do curso “Café com Elas: Produzindo Cafés Especiais”. O evento reuniu 15 mulheres de diversas comunidades do município, nos dias 23 e 24 de fevereiro. O curso foi realizado pelo escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Alegre e pela Secretaria Executiva de Desenvolvimento Rural da prefeitura do município.
As origens dos aromas e sabores dos cafés; os pontos críticos da qualidade dos cafés; as características dos cafés especiais; os desafios e as oportunidades na produção de cafés especiais foram alguns dos temas apresentados às produtoras. O curso foi ministrado pelo técnico do escritório local do Incaper de Muqui e especialista em qualidade de café, Tássio de Souza. A capacitação faz parte da programação do projeto “Elas no Campo e na Pesca”, desenvolvido em parceria com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Incaper.
O objetivo do curso foi proporcionar às mulheres mais conhecimentos sobre os métodos e técnicas para a produção de café qualidade. A economista doméstico do Incaper, Aline Chaves, ressaltou que o escritório local de Alegre tem a intenção de dar continuidade às ações e aos cursos com as mulheres rurais da cafeicultura. “Ações como essa são muito importantes para as mulheres, sobretudo porque o trabalho delas na propriedade é fundamental, principalmente na produção de café com qualidade”, disse.
“O curso ‘Café com Elas’ foi de grande valia para mim como produtora de cafés especiais. Acrescentou conhecimentos, me incentivou a melhorar na qualidade e abriu novas visões de mercado. Também fortaleceu nossas buscas pela valorização da localidade onde estamos inseridos e o reconhecimento de nossos potenciais enquanto produtoras”, destacou a cafeicultora Doriza Garcia Suhet.
“Essa capacitação para as mulheres cafeicultoras foi o início de muitas ações que pretendemos realizar para nosso público feminino rural, pois será uma forma de fortalecer e incentivar as mulheres do campo a se unirem para a geração de renda e para assumirem o seu protagonismo”, comentou Edlene Barros, secretária executiva de Desenvolvimento Rural de Alegre.
Texto: Andreia Ferreira
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Andreia Ferreira/ Tatiana Toniato Caus
(27) 3636-9865/(27) 3636-9866
andreia.santos@incaper.es.gov.br
tatiana.souza@incaper.es.gov.br