Já está disponível no site da Biblioteca Rui Tendinha o novo documento técnico publicado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), intitulado “Produção de Mudas Seminais de Café Conilon: Técnicas de Plantio de Condução das Mudas em Viveiro”.
O material traz informações técnicas sobre manejo de condução de plantio das sementes, manejo para desenvolvimento de plantas, controle de irrigação, nutrição, pragas e condução de mudas ainda no viveiro e aclimatação.
De acordo com a publicação, como o cafeeiro é de cultivo perene, a produção e o plantio de mudas de qualidade têm aspecto de muita relevância para boas produtividades, longevidade e com sustentabilidade. A variedade a ser utilizada, o vigor, a qualidade das sementes e das mudas são fundamentais para garantir o potencial genético que se espera dessa variedade.
A publicação tem como objetivo atender, especialmente, produtores familiares de café conilon no Espírito Santo. O conteúdo contempla ainda produtores com menor renda e possibilidades de obtenção de créditos e financiamentos, além de propriedades ou áreas com poucos recursos hídricos.
Com as orientações técnicas presentes no material, produtores podem explorar melhor suas propriedades e potencializar a produtividade em diversos aspectos, como aumentar a longevidade da lavoura, aumentar a sustentabilidade e, ainda, poupar recursos financeiros e naturais, com menor custo de investimento inicial e de aquisição de mudas e implantação de conilon.
Baixe aqui o documento técnico “Produção de Mudas Seminais de Café Conilon: Técnicas de Plantio de Condução das Mudas em Viveiro”.
Informações à Imprensa:
Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Incaper
Daniel Borges
(27) 98849-3139
daniel.borges@incaper.es.gov.br