02/05/2018 13h34

Palestra sobre qualidade do café conilon é realizada em Marilândia

A palestra foi ministrada pelo extensionista João Luiz Perini.

Sessenta e cinco agricultores familiares participaram, na Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Marilândia, da palestra “Colheita e Pós Colheita: Produzindo Qualidade”. O objetivo foi abordar temas voltados para a qualidade do café conilon.

A palestra foi ministrada pelo extensionista João Luiz Perini e, na ocasião, foram abordados temas como a importância de se colher o mínimo de grãos verdes possíveis, pois de forma diretamente proporcional, eles influenciarão de forma negativa na qualidade do grão, além de outros temas abordados dentro do tema qualidade.

Concurso de qualidade

Após a palestra foi feito o lançamento da marca e regulamento do “2º Concurso de Qualidade do Café Conilon de Marilândia”. O evento acontece no mês de agosto e os interessados devem participar com um lote de 10 sacas de café e procurar o escritório local do Incaper ou a Secretaria Municipal de Agricultura de 1º de junho a 31 de julho.

Para o extensionista Élio dos Santos, esse tipo de evento é importante pois, o município sempre se destacou pela pesquisa em conilon, agora deve registrar o nome na lista dos municípios produtores de qualidade também.

Para o jovem agricultor Alefe Botan, esse evento estimula a produzir mais qualidade e focar menos na quantidade, valorizando mais o trabalho do agricultor. “Além disso, hoje o mercado esta mais exigente que no tempo dos meus pais e avós, então temos que ouvi-los. Esse concurso ajuda nisso, focando na qualidade poderíamos até vender com preço maior e atrair mais compradores para os produtos produzidos no município”, frisou Botan.

Assessoria de Comunicação do Incaper  

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho e Marcelo Agenciano
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaperFacebook: Incaper

 

 

Tópicos:
Cafeicultura, cafe, conilon
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper