Conjugar esforços e recursos para promover o desenvolvimento do setor agropecuário de Vargem Alta. Este é um dos objetivos do convênio firmado entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) com a Prefeitura do município.
A ideia é dinamizar a agricultura de Vargem Alta, aproveitando adequadamente as potencialidades do município, utilizando os recursos naturais de maneira planejada e sustentável, a fim de melhorar a produção, a produtividade, a renda e a qualidade de vida dos produtores rurais.
A proposta busca ainda, a autossuficiência na produção de alimentos e geração de excedentes comercializáveis, além de implementar políticas voltadas para o setor rural que contribuam para o desenvolvimento do município. Para tanto, o Incaper deve capacitar os agricultores de base familiar de Vargem Alta, orientando-os quanto à utilização correta de máquinas, equipamentos e insumos, fornecendo as informações necessárias para facilitar o acesso ao crédito rural.
Conforme estabelecido, o Incaper vai prestar assistência técnica e promover ações de extensão rural a 400 agricultores familiares e organizações sociais de Vargem Alta. Em contrapartida, o município vai arcar com as despesas inerentes ao funcionamento do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper no município, disponibilizando combustível e pessoal para o desempenho das atividades da unidade.
O acordo foi firmado nesta quarta-feira (20) na sede do Incaper, em Vitória, e contou com a participação do prefeito de Vargem Alta, João Chrisóstomo Altoé e do diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado.
Texto: Juliana Esteves
Informações à imprensa
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves
3636-9865
juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho
vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Twitter: @incaper