As demandas sociais da comunidade de Itinga, em Piúma, eram inicialmente atendidas por uma associação comunitária. Ao longo de 29 anos, as ações transformaram a vida de diversas famílias da região. No entanto, foi com o advento das Políticas Públicas Governamentais que o trabalho desempenhado na comunidade se tornou ainda mais valoroso para diversas famílias.
Com o suporte técnico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), realizado pelos extensionistas do Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Litoral Sul, a comunidade foi inserida no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os agricultores familiares da região passaram a integrar a associação tornando-se a Associação Comunitária de Agricultores Familiares de Itinga (Acafi).
Entre os trabalhos realizados pela Acafi está o fornecimento de 35 alimentos e produtos para escolas municipais de Piúma. Voltada para os agricultores familiares, a associação realiza a distribuição de milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de gás de cozinha aos associados, entre outras ações que visam à qualidade de vida dos produtores de suas famílias.
A regularização da Acafi, com auxílio do Incaper, possibilitou o acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e, recentemente, a inscrição na Compra Direta de Alimentos (CDA). Atualmente, a Associação está se inscrevendo no Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf) com dois projetos elaborados pelo Incaper para incrementar a Central de Abastecimento da Agricultura Familiar de Piúma.
Tais conquistas possibilitaram o crescimento da Associação e a ampliação de suas ações destinadas aos agricultores familiares, como afirmou a presidente da Acafi e agricultora familiar, Valquíria Melo Gomes. “A Associação auxilia os agricultores na diversificação da produção, o que possibilita aumento de renda. O começo era de ações comunitárias, mas hoje o trabalho é desenvolvido visando à qualidade de vida e também fortalecimento do trabalho. O Incaper contribuiu muito para a organização e capacitação dos produtores da associação”, ressaltou.
A agricultora familiar que produz pimenta-do-reino, cacau, acerola, seringueira, goiaba e mamão, Vera da Glória Garcia, associada da Acafi há 20 anos, relatou que a Associação incentivou o melhor cultivo de suas plantações. “Entregamos nossos produtos para as merendas escolares. Além disso, a Acafi tem o milho, o farelo e o gás que são fornecidos para nós associados com uma faixa menor de custo. A Acafi trouxe para a nossa comunidade somente bons frutos”, destacou.
O coordenador do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Piúma e técnico do Incaper, Vanderli Miranda, afirmou que Itinga é um exemplo para o município. “A associação assumiu um papel preponderante no município, passou a atrair para si os olhares da gestão pública como produtora de alimentos em pequenas propriedades. O histórico de sucesso se deve. Principalmente, por acessar as políticas públicas. Eles tiveram diversas conquistas com organização e muito trabalho e isso é um exemplo de associativismo que resulta em emprego e renda”, completou.
“A experiência da Acafi, que desenvolve o trabalho de venda de produtos da agricultura familiar para o mercado institucional, proporciona às famílias melhores condições de vida e por esse motivo foi escolhida pelo CRDR para ser apresentada como exemplo”, disse Alcino Lazzarini, extensionista do Incaper e coordenador do CRDR Litoral Sul.
Horizontes em Extensão
O HorizontES em Extensão foi lançado pelo Incaper no ano de 2019 visando à troca de conhecimento e capacitação em processos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). O projeto apresenta 11 experiências com relevância para o desenvolvimento rural do Espírito Santo, selecionadas pelos Centros Regionais de Desenvolvimento Rural (CRDRs).
Outro grande objetivo é o reconhecimento e valorização do trabalho realizado pelos extensionistas, técnicos e pesquisadores do Incaper, que têm grande importância no desenvolvimento das ações de sucesso junto aos agricultores.
Neste ano, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o evento será on-line, com transmissão pelo canal do Incaper no YouTube ao longo dos meses de outubro e novembro. Confira o vídeo da experiência da Acafi.
Texto: Andreia Ferreira
Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves / Andreia Ferreira
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865 / (27) 98849-6999
juliana.esteves@incaper.es.gov.br / andreia.santos@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es