21/11/2016 14h51 - Atualizado em 21/11/2016 15h22

9º Encontrão da Agricultura Familiar em Alegre debate o papel da educação para os jovens do meio rural

A influência da educação na permanência dos jovens no meio rural – “Jovem Cidadão Lutando pela Educação”. Esse foi o tema do 9º Encontrão da Rede da Agricultura Familiar e das Associações de Alegre, que ocorreu no último sábado (19), no auditório da Pastoral Católica do município.

Estiveram presentes mais de 60 agricultores familiares, representantes das associações rurais do município, da Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (Fetaes), da Pastoral da Juventude Rural (PJR), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município (STR) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Todas as edições do “Encontrão” são fruto dos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) junto às associações de agricultores familiares do município com foco na organização rural de Alegre.

O gerente de Agricultura Familiar da Seag, Luiz Carlos Leonardi Bricalli, abriu o evento com uma palestra sobre Educação Rural e levou reflexões a respeito do processo de construção de ensino, aprendizagem e da construção do saber também no meio rural. Ele também chamou a atenção para a produção no campo, que deve ser cada vez mais sustentável, e reforçou a importância de um maior critério na criação das associações e cooperativas para o avanço no processo de organização rural.

A extensionista do escritório local (ELDR) do Incaper Erica Munaro Turbay reforçou a importância das políticas públicas para os jovens do meio rural. “É preciso continuar investindo para garantir o futuro desses jovens e, consequentemente, a permanência deles no campo”, disse.

O professor de Sociologia Rural e Extensão Rural da Ufes Haloysio Miguel de Siqueira reforçou a importância de discutir a educação. “A luta deve continuar, uma vez que a alfabetização é o mínimo para que essas pessoas sejam parte da educação”, disse.

“O futuro dos agricultores no meio rural depende muito da permanência dos jovens no campo, e eles precisam de incentivo para não migrarem para a zona urbana. Seria uma contradição o jovem não ser protagonista da sua própria história”, falou o presidente do STR de Alegre, Jorge Antônio Gonçalves Bitencourt.

Encontrão

A partir do 1º encontrão, foram traçados encaminhamentos para a agricultura familiar, que se concretizaram em ações importantes para o município de Alegre, como a criação de uma articulação entre as associações de agricultores familiares locais, a Rede da Agricultura Familiar, a reestruturação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alegre, a eleição de um agricultor familiar como Presidente do CMDRS e a construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Atualmente o Incaper também é responsável pela organização das oficinas técnicas do evento, fazendo avaliações e planejamento anual de ações de desenvolvimento rural do escritório local do Sindicato Dos Agricultores Familiares e Assalariados Rurais de Alegre (Sitrua), das associações e dos demais parceiros.

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre Girelli – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper