09/05/2018 12h16 - Atualizado em 10/05/2018 11h47

A cultura do abacate é tema de Dia de Campo em Marechal Floriano

Foto: Incaper
O Incaper promoveu o Dia de Campo para atender à demanda de produtores rurais interessados no cultivo de abacate.

O cultivo de abacate ocupa uma área de aproximadamente 30 hectares em Marechal Floriano. O município oferece condições propícias para o desenvolvimento da atividade, que vem crescendo a cada ano. E para atender à demanda de produtores rurais interessados em começar a atividade, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promoveu um Dia de Campo sobre a Cultura do Abacate.

Mais de 120 pessoas, entre produtores, estudantes da Escola Técnica Victório Bravim e técnicos de vários municípios participaram do evento, realizado na propriedade da família Venturini, na localidade de Victor Hugo.

O técnico do Incaper em Marechal Floriano, Ubaldino Saraiva, deu início aos trabalhos. Em seguida, o dono da propriedade, Pedro Venturini, falou sobre sua experiência: os cuidados na implantação da lavoura, há 6 anos, os problemas que enfrentou, os tratos adotados para a obtenção de sucesso e as perspectivas de mercado.

A escolha da área para plantio, das variedades e os cuidados de colheita e pós-colheita também foram abordados. Os pesquisadores do Incaper Maurício Fornazier e Hélcio Costa apresentaram os problemas relacionados ao ataque de pragas e à incidência de doenças. E Alberto Falqueto falou sobre as variedades e o mercado.

O Dia de Campo também orientou os participantes com relação à importância do planejamento desde o início da atividade. O engenheiro agrônomo do Incaper Cesar Abel Krohling, de Marechal Floriano, abordou temas como a implantação da lavoura e a importância da nutrição das plantas para garantir melhores resultados na vegetação e frutificação dos abacateiros.

Foram realizadas, ainda, duas demonstrações: uma sobre o uso do pulverizador do tipo canhão atomizador para suprir a planta com micronutrientes, e outra sobre a técnica de enxertia, que permite que o produtor produza as próprias mudas e fique livre de comprar mudas para iniciar a atividade.

O evento foi realizado pelo Incaper em parceria com a Secretaria de Agricultura de Marechal Floriano e o Sindicato Rural de Domingos Martins e Marechal Floriano.

Assessoria de Comunicação

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves, Cesar Krohling e Ubaldino Saraiva
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaperFacebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper