24/11/2020 12h06

Abacaxis produzidos com auxílio do Incaper são distribuídos a hospital em João Neiva

Foto: Divulgação Incaper
Funcionários do viveiro, extensionista do Incaper e representantes da Secretaria de Agricultura de João Neiva na plantação de abacaxi.

O compromisso social também é uma marca do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Em João Neiva, o Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) realizou a doação de cerca de 500 frutos de abacaxi para o Hospital Maternidade Sagrado Coração de Maria e para o projeto Crubixá José Homem Justo (JHJ), mantido pela Igreja Católica e que atua com crianças de bairros carentes do município.

A iniciativa é resultado da união do Incaper com a Secretaria de Agricultura de João Neiva, que solicitou as mudas de abacaxi para serem plantadas no viveiro municipal. Os frutos produzidos desse cultivo foram doados ao hospital e ao projeto na última quarta-feira (18). De acordo com o agrônomo e coordenador do ELDR de João Neiva, Gustavo Moulin, as mudas para a produção dos abacaxis foram adquiridas na Fazenda Experimental do Incaper de Sooretama.

Os abacaxis produzidos são da variedade Vitória, desenvolvida por pesquisadores do Incaper. O cultivo realizado no viveiro da Prefeitura de João Neiva gerou cerca de duas mil mudas. Essas mudas foram distribuídas recentemente a 15 produtores da região. O extensionista destacou que um dos objetivos da ação foi promover a diversificação da produção aos agricultores.

“No momento em que receberam as mudas, os produtores se comprometeram a disponibilizar as mudas que produzirem no futuro para outros produtores. Eles poderão usar os abacaxis para consumo próprio e até mesmo para comercialização, aumentando, assim, a renda”, disse.

Benefícios do abacaxi Vitória

A cultivar Vitória apresenta características agronômicas semelhantes ou superiores em relação às cultivares Pérola e Smooth Cayenne, que já são referências. As plantas têm como vantagem a ausência de espinhos nas folhas, o que facilita os tratos culturais, sendo as recomendações técnicas de cultivo as mesmas em uso pelos produtores para as outras duas cultivares.

Os frutos do abacaxi Vitória têm formato cilíndrico, casca de cor amarela na maturação, pesando em torno de 1,5 quilo. Por ser resistente à fusariose, doença que pode levar à perda de até 40% dos frutos, essa fruta dispensa a utilização de fungicidas para o controle da doença, possibilitando a redução nos custos de produção por hectare, além de reduzir os riscos de impacto ambiental e aumentar a produtividade em, no mínimo, 30%.  A fruta também tem atributos como a polpa branca, doce e suculenta e tem pouco miolo. As publicações do Incaper relacionadas ao abacaxi Vitória estão disponíveis na Biblioteca Rui Tendinha.

Texto: Andreia Ferreira

Informações à Imprensa: