27/09/2017 14h16

Abacaxizeiro pode ser utilizado na alimentação do rebanho

Foto: Bernardo Lima / Incaper
O Incaper recomenda utilização da silagem do abacaxizeiro para a alimentação de bovinos.

De um lado, fruticultores que descartam os resíduos do abacaxizeiro. De outro, pecuaristas que buscam alternativas para a alimentação do rebanho. Entre os dois, uma ação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que contribuirá para garantir mais sustentabilidade à agropecuária da Região Sul capixaba.

Trata-se da recomendação de utilização da silagem do abacaxizeiro para bovinos. A tecnologia vem sendo estudada nos últimos anos, mas ainda é pouco utilizada por produtores da região. Diante disso, o Incaper fez uma reunião de alinhamento, e decidiu fazer a recomendação técnica desta tecnologia para os produtores rurais do Espírito Santo.

“Em Presidente Kennedy, Marataízes e Itapemirim, são jogados fora por ano cerca de 1.400 hectares de abacaxizeiro. Em vez de descartar, o fruticultor pode vender este material para o pecuarista. O bovinocultor, por sua vez, ganha uma opção mais barata para a alimentação do gado, com um produto facilmente encontrado na região”, disse Bernardo Lima Bento de Mello, zootecnista do Incaper.

Para que os produtores da Região Sul capixaba sejam capacitados a respeito das técnicas adequadas para a ensilagem do abacaxizeiro para bovinos, será realizado nesta quinta-feira (28), em Presidente Kennedy, um Dia Especial sobre o tema. O pesquisador do Incaper Luiz Carlos Santos Caetano vai falar da tecnologia como potencial de agregação de renda na cultura do abacaxi. O extensionista Bernardo Lima Bento de Mello e o pesquisador Bevaldo Martins Pacheco, ambos do Incaper, vão tratar a colheita, ensilagem e utilização da silagem do abacaxizeiro para alimentação de bovinos.

Durante o evento, será feita também uma visita a campo, na qual os participantes poderão observar na prática o processo de colheita mecanizada do abacaxizeiro. A visita será orientada por dois extensionista do Incaper: Solimar Santana Machado Gonçalves e José da Costa Neto.

Serviço:

Dia Especial Silagem de Abacaxizeiro para Bovinos

Data: 28 de setembro de 2017

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação - Rua Átila Vivácqua, 262, Centro (em frente à Igreja Católica Nossa Senhora da Penha) - Presidente Kennedy/ES.

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves