24/11/2021 14h47 - Atualizado em 24/11/2021 14h59

Abertas as inscrições para Curso Formação de Agentes em Extensão Agroecológica e Produção Orgânica dos municípios capixabas

Foto: Tatiana Caus/Incaper.
A ação faz parte do “Projeto de Estruturação e Fortalecimento da Rede Capixaba de Ater em Agroecologia”, que pretende fortalecer os serviços de Ater, com práticas agroecológicas, em todo o Estado.

Estão abertas as inscrições para o Curso Formação de Agentes em Extensão Agroecológica e Produção Orgânica dos municípios capixabas. A atividade on-line será realizada nos dias 07, 08 e 09 de dezembro, das 8h às 11h, por meio da plataforma Zoom.

O curso é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES). O objetivo é realizar um programa de capacitação modular em agroecologia, voltado para técnicos que atuam em ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) nos diversos municípios capixabas.

A extensionista e coordenadora de Agroecologia do Incaper, Andressa Alves, explicou que a formação está vinculada ao “Projeto de Estruturação e Fortalecimento da Rede Capixaba de Ater em Agroecologia”, desenvolvido pelo Governo do Estado, em parceria com a Amunes e o MPES. A proposta é ampliar a oferta dos serviços de Ater, estimulando iniciativas agroecológicas por todo o Estado.

O coordenador de Projetos da Seag, Luciano Macal Fasolo, lembrou da urgência em buscar novas formas de utilizar os recursos naturais, recentemente destacada pela Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26). “Nos últimos anos, as diversas mudanças no uso do solo, na disponibilidade de água e no manejo da biodiversidade transformaram o meio rural capixaba e isso reforça a necessidade de buscar modelos de agricultura mais sustentáveis”, disse.

“A agroecologia em suas mais diversas modalidades e expressões a cada dia se consolida como um campo fértil para a geração de conhecimentos, tecnologias, práticas e resultados que nos mostram que é possível conciliar, de forma harmônica, a produção de alimentos, matérias-primas, fibras e riqueza, sem, no entanto, comprometer os recursos naturais”, complementou Fasolo.

Acesse o link e se inscreva: https://forms.gle/6yKLjuie6CY7A5m77

Acesso ao curso e aos certificados:

As pessoas inscritas no evento vão receber o link de acesso ao curso, via e-mail, poucos dias antes da programação. Posteriormente, também será enviado o certificado de participação e conclusão do curso.

Confira a programação completa:

1º Encontro (07/12) – Agroecologia e Ater: Desafios para a Transição Agroecológica.

2º Encontro (08/12) – O Papel do Extensionista na Construção da Agroecologia.

3º Encontro (09/12) – Introdução à Agroecologia e ao Manejo de Agroecossistemas.

Texto: Tatiana Toniato Caus 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Andreia Ferreira/ Tatiana Toniato Caus
(27) 3636-9865/(27) 3636-9866
andreia.santos@incaper.es.gov.br
tatiana.souza@incaper.es.gov.br

 

Tópicos:
agroecologia, ater, curso
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper