10/08/2021 15h35 - Atualizado em 10/08/2021 15h53

Acesso à informação: Incaper faz entregas de publicações técnico-científicas por todo o Estado

Com objetivo de divulgar os resultados de tecnologias para o campo, no mês de agosto, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), está entregando para a sociedade um conjunto de publicações técnico-científicas impressas que atualmente encontram-se na Biblioteca Rui Tendinha. Os materiais estarão disponíveis em todas as unidades da Instituição, distribuídas em todos os municípios do Estado.

A pesquisadora e gerente de Transferência de Tecnologia e Conhecimento do Incaper, Vanessa Borges, lembrou que desde a criação do Incaper, em 1956 – antiga Acares – já havia a editoria de publicações em linguagem, estilo e suporte adequados ao público. “O Incaper tem o propósito de conjugar esforços em prol da democratização do acesso à informação e de contribuir com as políticas públicas voltadas para a inclusão social, especialmente nas áreas de atuação do Instituto, com os agricultores familiares”, disse.

A coordenadora editorial do Incaper, Aparecida Nascimento, reforçou que a impressão e distribuição dos exemplares obedeceu a um plano de distribuição encaminhado pelos autores, elaborado com base nas demandas municipais, de modo a otimizar a aplicação dos recursos públicos. “Em um ano de tantos desafios impostos às pessoas e às instituições, realizar uma entrega dessa natureza, com tamanha importância para nossos pesquisadores e extensionistas e, principalmente, para os agricultores capixabas, nos enche de orgulho e de motivação para continuidade dos trabalhos. Somos gratos a todos servidores do Instituto envolvidos nas atividades necessárias para a o preparo, produção e revisão dos conteúdos. Em breve entregaremos mais publicações”, destacou.

Agradecimentos aos parceiros:

Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Consórcio Pesquisa Café, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), Projeto Dom Helder por meio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER) e Projeto Barraginhas.

Além das publicações impressas, também são disponibilizadas, de forma on-line, todas as publicações editadas pelo Incaper, dentre as quais os periódicos: Boletim Agroclimático do Estado, Informativo Climático Mensal e o Boletim da Conjuntura Agropecuária. Para acessar os conteúdos digitais, basta acessar o link: https://bibliotecaruitendinha.incaper.es.gov.br/

Para ter acesso as publicações entregues, procure a unidade mais próxima de você: https://incaper.es.gov.br/unidades

Texto: Tatiana Toniato Caus

Informações à Imprensa: