01/09/2016 10h09 - Atualizado em 01/09/2016 10h13

Agricultores aprendem técnicas de enxertia e poda das videiras em Muniz Freire

Técnicos rurais, produtores rurais e agricultores familiares participam de excursão técnica sobre Vitivinicultura.

Mais de 30 pessoas – entre técnicos rurais, produtores rurais e agricultores familiares – estiveram presentes em uma excursão técnica sobre o cenário da Vitivinicultura no Espírito Santo, nesta quarta-feira (30), na vinícola Guizzardi, na propriedade do senhor Reginaldo Guizzardi, no distrito de Alto Norte, município de Muniz Freire.

A parte teórica da excursão foi ministrada pelo engenheiro agrônomo e extensionista do escritório do Incaper (ELDR) de Santa Teresa, Carlos Alberto Sangali de Mattos. Na ocasião foram apresentados o cenário atual da vitivinicultura no país e o manejo da cultura no Espírito Santo. Posteriormente, na vinícola, todos puderam conhecer o parreiral da propriedade em produção, com os tipos de poda adequados e as técnicas de enxertia da videira.

O município de Dores do Rio Preto não possui produção comercial de uvas, mas os produtores têm procurado saber mais a respeito desta cultura, visando a diversificação das suas propriedades. Eles também esperam poder explorar a viticultura como mais um atrativo turístico no agroturismo.

Segundo Sangalli, o cenário da cadeia produtiva da uva no Espírito Santo é promissor. “O Estado possui condições diferenciadas de clima e solo, que propiciam o cultivo da videira de qualidade. Essas importantes características estão distribuídas praticamente em todo o Estado”, comentou.

Para a engenheira agrônoma do Incaper, Priscila Nascimento – que acompanhou os produtores durante a excursão visita – é importante que os agricultores entendam o manejo de uma cultura antes de implantá-la, pois isto diminui as chances de erro. “Ações assim permitem a troca de conhecimento entre técnicos e produtores, dando novo ânimo para quem já está na atividade e incentivando aqueles que ainda não começaram".

A princípio participariam da palestra apenas os produtores de Dores, mas como houve o interesse nos municípios vizinhos, o convite foi estendido para Ibitirama, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo e Marechal Floriano, contabilizando ao todo, oito escritórios do Incaper – Região Serrana e Sul Caparaó – seus respectivos técnicos e agricultores locais. 

A família do Sr. Reginaldo é um exemplo de superação, pois alguns equívocos na produção já aconteceram no início, mas não desistiram da atividade e hoje colhem os frutos da sua dedicação, devido também ao apoio e assistência técnica do escritório local do Incaper em Muniz Freire.

Os produtores ainda querem fazer outras visitas em outras propriedades, por isso outras excursões serão realizadas. Para mais informações: (28) 3559-1442.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-986
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

 

 

 

Tópicos:
parreiral, uva, poda
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper