11/03/2019 13h10

Agricultores de Pedro Canário recebem orientações para a construção de caixas secas

Foto: Incaper
As caixas secas ajudam a conservar as estradas rurais e contribuem para a infiltração da água no solo.

A equipe do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Pedro Canário intensificou as ações de divulgação, orientação e construção de caixas secas no município. A técnica evita a deterioração das estradas rurais e contribui para a infiltração da água das chuvas no subsolo.

O produtor rural Ademar Bruno, proprietário do Sítio Aconchego, foi um dos agricultores do município que procuraram o Incaper. Segundo o técnico em desenvolvimento rural do Incaper em Pedro Canário, Claudio Rodex Junior, o produtor solicitou aos extensionistas locais a execução, em uma estrada interna de sua propriedade, de um projeto que totalizou 16 caixas secas.

“O projeto começou a ser executado em uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Pedro Canário, que disponibilizou a máquina para a abertura das caixas. A contrapartida do proprietário é realizar um acompanhamento periódico na estrada observando a deposição de sedimentos e consequentemente procedendo à retirada dos mesmos promovendo a manutenção das caixas”, disse Claudio Rodex Junior.

A equipe do Incaper de Pedro Canário monitora as caixas secas, verificando as condições da estrada onde elas foram instaladas, bem como a vazão de nascentes localizadas abaixo das caixas. Assim, é possível verificar a eficiência da técnica.

“No planejamento do escritório existe a execução de um projeto de aproximadamente cinco quilômetros de estradas vicinais no município, em parceria com produtores rurais e com a Secretaria de Agricultura de Pedro Canário, visando à conservação das estradas, o aproveitamento das precipitações alimentando o lençol freático e possibilitando aumentar o suprimento de água para fins de irrigação. Acredito que esta ação vai possibilitar a participação de outros produtores, tendo em vista os resultados positivos esperados quanto ao aproveitamento das águas pluviais e da conservação das estradas”, acrescentou o técnico.

Os produtores estão otimistas. “Essa atividade tem muita importância, porque eu quero o retorno dos olhos d’água e minadouros na minha propriedade, e também a conservação da estrada. O Incaper sempre foi atencioso toda vez que solicito, nessa ação e em outras também. Sempre sou atendido pelos técnicos”, disse o produtor Ademar Bruno.

O extensionista do Incaper destaca, ainda, que a experiência do produtor é muito importante, mas há que se aplicar a técnica de construção de caixas secas da maneira correta. “Quando o assunto é conservação do solo, os produtores rurais possuem um bom conhecimento das práticas para se evitar a erosão, mas quando o tema são as estradas rurais, que servem de ‘drenos da propriedade’, aí a coisa muda de figura. A inclinação do leito das estradas para a base do talude possibilita que as águas das chuvas se acumulem escoando com grandes velocidades o que contribui para o assoreamento dos rios bem como provocando voçorocas nas estradas vicinais”, explicou.

A construção de caixas secas à beira das estradas rurais é uma técnica que vem sendo utilizada há algum tempo em Pedro Canário. “Tudo começou a partir de um treinamento, do qual participei em 2016, na Fazenda Experimental de Marilândia juntamente com outros extensionistas do Incaper. Esse treinamento foi intitulado ‘Cafeicultura Sustentável – Manejo e Conservação do Solo e da Água e Alternativas Para Convivência Com a Seca no Estado do Espírito Santo’, e foi ministrado pelo servidor aposentado do Incaper, Aliamar Comério”, lembra Claudio Rodex Junior.

Na época, destaca o técnico, a preocupação era muito grande tendo em vista uma prolongada estiagem que assolava o estado do Espírito Santo “e contraditoriamente, a questão das fortes chuvas que contribuíam para o assoreamento dos rios, representando perdas consideráveis dos volumes de água precipitados. Com esse treinamento a técnica foi multiplicada nas comunidades rurais do município de Pedro Canário através de palestras ministradas pelo Incaper”, disse.

Texto: Juliana Esteves, Claudio Rodex Junior

Informações à imprensa
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves
3636-9865
juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho 
vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Twitter: @incaperOrientações para a construção de caixas secas em Pedro Canário

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper