09/11/2017 15h06 - Atualizado em 09/11/2017 14h59

Agricultores de Santa Maria de Jetibá participam de visita técnica ao Mercado Central de Belo Horizonte

Mais de 40 agricultores familiares do município de Santa Maria de Jetibá participaram de uma visita técnica ao Mercado Central de Belo Horizonte e ao projeto de implantação do Centro Regional de Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (Ceafa), localizado em Manhuaçu, Minas Gerais.

Segundo a equipe do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Santa Maria de Jetibá, a atividade foi programada para atender a demandas dos agricultores familiares do município acerca do cenário do mercado de hortigranjeiros.

“O objetivo da visita foi conhecer o modelo de gestão na forma de associação que é praticado no Mercado Central em Belo Horizonte, pois esse mesmo modelo será aplicado ao Ceafa em Manhuaçu, que é um mercado pensado dentro de um novo modelo”, explicou a extensionista Tálita Fidélis.

Ela disse que se trata de uma proposta mais humanizada, que proporciona um ambiente familiar, congregando no mesmo espaço varejo e atacado, hortigranjeiros, produtos artesanais, serviço de restaurante e bares e até eventos em horários alternativos. Para os agricultores, o Ceafa se apresenta como mais uma oportunidade de espaço para comercialização, numa região que abrange 56 municípios e mais de 2 milhões de habitantes.

A visita foi organizada pelo Incaper em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá, por meio da Secretaria de Agropecuária (SECAGR).

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Texto: Luciana Silvestre Girelli