08/12/2017 16h48 - Atualizado em 14/12/2017 14h10

Agricultores discutem uso adequado de agrotóxicos em São Gabriel da Palha

Cerca de 120 pessoas participaram de um encontro realizado na quarta-feira (06), no Centro de Eventos Palácio do Café Conilon, em São Gabriel da Palha. A atividade, organizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), teve por objetivo discutir sobre o uso adequado dos agrotóxicos no meio rural e avaliar a execução do Projeto Ater Sustentabilidade, executado pelo Instituto.

A maior parte do público do encontro foi composta por agricultores beneficiários do Projeto Ater Sustentabilidade, contrato firmado entre o Incaper e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. “Esse trabalho, que teve início em 2013 e se encerra neste mês, gerou resultados significativos em relação à qualidade dos serviços prestados aos agricultores de base familiar, visando ao desenvolvimento rural sustentável”, falou o extensionista Abel Lopes Costa.

Durante a oficina de avaliação do projeto, foram apresentadas ações desenvolvidas pelo Incaper no decorrer dos últimos dois anos do Projeto Ater Sustentabilidade. “Os participantes avaliaram a execução do projeto, as metodologias utilizadas, a relação entre os técnicos e o público atendido, além do nível de satisfação dos agricultores num contexto geral. A avaliação foi realizada através da aplicação de um questionário respondido pelos agricultores beneficiários, com a moderação da extensionista Patrícia Estevam”, comentou Abel.

No encontro, também se discutiu sobre o uso adequado dos agrotóxicos no meio rural, que foi apontado como um tema relevante para o público atendido através dos Diagnósticos Participativos realizados no decorrer do projeto.

A palestra técnica sobre o uso adequado de agrotóxicos foi ministrada pelo pesquisador do Incaper César José Fanton. Ele abordou os critérios para adotar uma medida adequada de controle de insetos-praga, os principais métodos de controle, a classificação toxicológica dos agrotóxicos e suas formulações e os cuidados com a tecnologia de aplicação de defensivos, além dos riscos oferecidos e efeitos adversos, além das tendências que apontam para uma agricultura mais sustentável.

Ao final do evento, foram sorteados alguns brindes cedidos pelas instituições parceiras, em comemoração ao final de mais um ano de trabalho da equipe do Incaper no município. Entre os principais colaboradores, destacam-se a Prefeitura Municipal de São Gabriel da Palha, a Secretaria Municipal de Agricultura, a Cooabriel, a Cooptex e a Equilíbrio Rural.

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Texto: Tatiana Caus