16/05/2017 10h00 - Atualizado em 16/05/2017 10h08

Agricultores Familiares participam de seminário em Iúna, no Sul do Estado

Foto: Iúna/ELDR
Moradores da comunidade Alto Trindade, em Iúna, no Sul do Estado, participaram de mais um seminário da agricultura familiar.

Cerca de 50 pessoas, entre produtores rurais e autoridades, da comunidade Alto Trindade, em Iúna, no Sul do Estado, participaram de mais um seminário da agricultura familiar. O evento foi realizado no último sábado (13).

A iniciativa surgiu da parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iúna e Irupi e a Secretaria Municipal de Agricultura de Iúna.

Fizeram parte da programação palestras sobre cafeicultura, do plantio à colheita, ministrada pelo extensionista do Incaper e chefe do escritório local, Matheus Fonseca de Souza; seleção das sementes mais adequadas entre crioula, híbrida e transgênicas, abordada pelo extensionista João Felipe de Brites Senra.

O município de Iúna conta atualmente com cerca de 2600 propriedades, com aproximadamente 14 mil pessoas na zona rural, com mais de 95% destas ligadas diretamente à cafeicultura. O município é o segundo maior produtor do Estado, com uma plantação aproximada de 300 mil sacas de café, em uma área de produção com cerca de 14 mil ha. Nos últimos quatro anos, o escritório local do Incaper tem desenvolvido ações com o foco na melhoria da qualidade do café em busca da produção de cafés especiais, que tem dado um retorno positivo para renda das famílias.

“É um evento muito importante para a comunidade, que aproxima o nosso trabalho do agricultor, pois leva conhecimento e consequentemente aumento de renda para os moradores e mais qualidade de vida”, salientou o extensionista Matheus Fonseca.

O evento aconteceu na igreja Sagrado Coração de Jesus, no centro do município.

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br