07/01/2019 10h28

Agricultores participam de visita técnica sobre avicultura caipira em Linhares

Cerca de 20 pessoas entre agricultores familiares, beneficiários do Programa Dom Hélder Câmara e extensionistas do Escritório Local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Pedro canário participaram de uma excursão técnica de avicultura caipira. O evento aconteceu nas instalações da Unidade Experimental de Produção Animal Agroecológica (UEPA), localizada na Fazenda Experimental de Linhares.

A iniciativa foi dos técnicos de Pedro Canário Claudio Rodex Junior e Thiago Carvalho Nogueira com o apoio da Câmara de Vereadores do município. O objetivo da excursão foi oportunizar aos participantes o diálogo de saberes sobre o tema. Os extensionistas enxergam na atividade uma possibilidade de renda bem como de segurança alimentar, tendo em vista que no Município de Pedro Canário existe um grande número de criadores de galinhas caipiras com potencial para expansão.

Durante a visita na unidade a extensionista do Incaper Maíra Formentini Ribeiro, acompanhou o grupo apresentando as instalações bem como as atividades que são realizadas respondendo as dúvidas dos participantes. No local as aves são criadas em aviários móveis, conhecidas como trator de galinhas, desde o primeiro dia de vida em áreas sombreadas e compostas por múltiplas espécies forrageiras. Além disso, há quatro aviários fixos de postura, divididos em 16 boxes para separação e monitoramento das aves.

“Para a divisão da área de pastoreio, a cerca viva de mandioca é uma tecnologia de baixo custo, pois além de conferir proteção, fornece folhas para o preparo da alimentação das aves. O grupo também conheceu as diferentes formas de alimentação fornecidas às aves como cupins, mandioca puba, bananeira, rações e rami. No final da visita mudas de rami foram distribuídas para os interessados em multiplicar nas suas propriedades”, explicou o extensionista Claudio Rodex Junior

Também visitaram o local onde os ovos são chocados artificialmente garantindo assim que as aves se multipliquem.  Dentre os participantes estava o Sr. Almiro Alves secretário da Associação de Pequenos Agricultores do Córrego do Engano (APACE), cuja sede de localiza no Assentamento Castro Alves em Pedro Canário. Ele declarou que gostou principalmente do manejo das aves e que vai iniciar em breve uma criação em sua propriedade.

“Pretendo conversar com integrantes de outras associações de pequenos agricultores, localizadas no município, com o objetivo de trocar informações principalmente no que diz respeito à alimentação das aves buscando alternativas para baratear o custo, pois verifiquei na UEPA que isso é possível” enfatizou Almiro.

Texto: Vanessa Capucho e Claudio Rodex Junior

Tópicos: