22/05/2019 11h04 - Atualizado em 28/05/2019 14h21

Águia Branca recebe o maior evento de cafeicultura de Conilon do Espírito Santo

O evento deve contar com a participação de aproximadamente 1000 pessoas associadas ao agronegócio do café.

A sustentabilidade diante dos desafios da cafeicultura do conilon será o tema que vai nortear os trabalhos do maior evento da cafeicultura capixaba, promovido pelo Instituto Capixaba de pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e parceiros. As solenidades alusivas ao 12° Marco do Início da Colheita do Café e o 11° Noroeste Café Conilon serão realizadas na próxima sexta-feira (24) na propriedade do Sr. Gilberto Aloqui Kubit, em Córrego Delta, s/nº, Km 79, no município de Águia Branca, na região noroeste do Espírito Santo.

O evento integra diversos elos da cadeia produtiva da cafeicultura, e deve contar com a participação de aproximadamente 1000 pessoas associadas ao agronegócio do café, contando também com a presença de várias autoridades políticas, estando confirmada a vinda da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, do Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, do Secretário de Estado de Agricultura Paulo Roberto Foletto, além de prefeitos e representantes de vários municípios do ES.

A propriedade que é assistida pelo Incaper e adota as tecnologias preconizadas pela cultura do café, tanto nos aspectos de produtividade, como também na melhoria da qualidade. Essa propriedade é um exemplo a ser seguindo mostrando o que existe de mais contemporâneo em tecnologias, empreendedorismo e gestão.

Dia de Campo

O Dia de Campo realizado no evento contará com três estações de trabalho. O pesquisador Abraão Carlos Verdin Filho e o extensionista Marcone Comério, abordarão o espaçamento e densidade de plantas em café conilon.

As qualidades e oportunidades na cadeia do café serão os temas abordados pelos gerentes corporativo de agricultura e agrícola da Nestlé, Pedro Malta e Rodolfo Clímaco. E o licenciamento ambiental buscando a sustentabilidade da cafeicultura será o tema abordado pelo tecnólogo em saneamento ambiental da subgerência de licenciamento ambiental do Idaf.

11º Noroeste Café Conilon

7h30 – Recepção e inscrição dos participantes

8h – Abertura

8h30 – 10h – Dia de Campo: "Sustentabilidade diante dos desafios da cafeicultura do conilon"