06/12/2018 14h26 - Atualizado em 07/12/2018 10h12

AlertGreen: Trabalho do Incaper e Idaf está na final do Prêmio Inoves

O Incaper é um dos finalistas do prêmio Inoves, na categoria Ideias, com o projeto AlertGreen, desenvolvido em parceria com Idaf. Esse projeto é um sistema desenvolvido para prevenir o grenning, doença transmitida por um inseto (psilídeo) que atinge principalmente a citricultura.

O trabalho finalista pretende desenvolver um aplicativo, chamado Citrus Sa. O aplicativo permite que o produtor cadastre a área para monitorar o ataque dos psilídeo na plantação. A bactéria causadora da doença interrompe a circulação de seiva na planta, causando a morte do vegetal.

Segundo o pesquisador do Incaper José Salazar Zanuncio Junior, um dos desenvolvedores do projeto, o próximo passo é cadastrar os produtores. “Vamos orientar os produtores para fazer o cadastro das propriedades no sistema e, sendo identificado o psilídeo, os técnicos farão a coleta do inseto vetor para verificar se está infectado e avaliar a necessidade de controlar o inseto”, explicou.

Esse sistema de monitoramento visa manter o Estado como área livre do greening. Segundo Ringo Souza Batista, engenheiro agrônomo do Idaf e desenvolvedor do projeto, a coleta dos insetos no campo e o exame laboratorial de diagnose do agente causador da doença já estão sendo realizados. “Além disso, está sendo desenvolvido um protótipo do sistema para execução da ideia, com a participação de citricultores, responsáveis técnicos e profissionais da defesa vegetal do Idaf”, disse.

O projeto foi desenvolvido por Ringo Souza Batista (Idaf) junto com os servidores do Incaper: Hélcio Costa, Mariana Prata Guimarães, Renan Batista Queiroz e José Salazar Zanuncio Junior.

Os vencedores da edição deste ano do Prêmio Inoves serão conhecidos no dia 7 de dezembro.

 

Informações à imprensa:

Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Cássio Simão
Tel.: (27) 3636-9881
Facebook: Incaper
Twitter: @incaper

Tópicos:
Inoves, Citricultura, Citros
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper