24/02/2017 16h13 - Atualizado em 24/02/2017 16h29

Alto Rio Novo investe na diversificação da fruticultura

Foto: Tiago dos Santos/Incaper
Agricultores familiares do município de Alto Rio Novo, no Norte do Estado, participaram de um dia de campo especial, com o objetivo de estimular a diversificação da fruticultura no município.

Mais de 50 agricultores familiares do município de Alto Rio Novo, no Norte do Estado, participaram de um dia de campo especial, com o objetivo de estimular a diversificação da fruticultura no município. O evento foi realizado na tarde desta quinta-feira (23) com orientações práticas sobre a produção de uva e de goiaba, desde o plantio até o ponto de colheita.

O evento foi no Córrego Beija-flor, na propriedade do senhor José Bueno. Lá os agricultores tiveram um espaço para a troca de conhecimentoO dia de campo foi dividido em duas estações, com foco na prática de produção de uva e de goiaba, desde o plantio até o ponto de colheita, com ênfase no tipo de poda apropriada para essas culturas. As experiências técnicas foram apresentadas pelo proprietário da FruCafé de Linhares, Erli Ropke, e pelo técnico rural Argeu Zanotti, de Santa Teresa.

O evento surgiu a partir de uma ação conjunta entre o Escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); a Prefeitura de Alto Rio Novo, por meio da Secretaria de Agricultura; o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Alto Rio Novo; o Sindicato dos Produtores Rurais do município e representantes do Projeto “Interagir para Construir”.

“Os agricultores podem conhecer novas atividades e implantá-las a fim de melhorar a renda, o que fica mais fácil quando há subsídios como assistência técnica direcionada e mudas de plantas para iniciar o processo de transformação das propriedades que, na maioria, são para o cultivo de café e para a pecuária”, explicou o extencionista do Incaper de Alto Rio Novo, Tiago dos Santos.

Ele acrescentou que existe a possibilidade de implantação de uma agroindústria micro regional, dos municípios Mantenópolis, Pancas e Alto Rio Novo, que tem sido almejada pelos agricultores familiares e por lideranças locais. “A uva, por exemplo, tem alto destaque em Mantenópolis, e Alto Rio Novo está ingressando na atividade. Temos percebido que a produção de goiaba terá ascendência no município entre as culturas de polpa. Os plantios de fruticultura têm constantemente recebido o incentivo do Incaper e das entidades envolvidas”.

“No semblante dos agricultores podemos ver o tamanho interesse em aprender técnicas de manejo das culturas apresentadas, bem como a empolgação e a curiosidade na hora das perguntas, mostrando que sabem onde querem ir. O nosso papel é continuar estimulando essas famílias”, relatou Tiago.

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Texto: Tatiana Caus