08/05/2017 13h17 - Atualizado em 08/05/2017 14h13

Alto Rio Novo recebe dia de campo sobre café conilon

O evento contou com mais de 100 participantes.

A cadeia produtiva do café conilon foi tema do Dia de Campo realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), juntamente com a Syngenta e a Prefeitura de Alto Rio Novo, no Sítio Abençoado, Córrego Rio Novo. O evento contou com mais de 100 participantes.

O Dia de Campo teve três estações. A primeira abordou a influência da poda e seus benefícios para o cafeeiro. O extensionista Marcos Patrick Stuhr ressaltou a importância da troca de informações. “O produtor rural ainda é carente de informações e a poda é o reinício do ciclo de produção, se ele errar acaba perdendo o potencial produtivo”.

A segunda estação tratou sobre segurança no trabalho e uso correto de defensivos. A terceira foi relacionada ao manejo de pragas e doenças. “A parceria entre a Syngenta e o Incaper só fortalece a importância de passar informações técnicas aos produtores. O dia de campo serve para esclarecer mitos e verdades que acontecem no meio rural”, explicou o representante técnico de vendas da Syngenta, Marcelo Ribeiro.

De acordo com o diretor-técnico do Incaper, Mauro Rossoni Junior, o objetivo do Dia de Campo é passar informações técnicas sobre o manejo adequado para a cultura cafeeira. “Conseguimos trazer o Dia de Campo para Alto Rio Novo a fim de fortalecer as parcerias público-privadas. Estamos discutindo sobre as tecnologias e passando para o nosso público-alvo que é o produtor rural. Com isso, vamos continuar construindo uma cafeicultura ainda mais forte no Norte do Estado”, ressaltou Mauro.

Os maiores produtores de café conilon do Espírito Santo são os seguintes municípios:  Jaguaré, Vila Valério, Nova Venécia, Sooretama, Linhares, Rio Bananal, São Mateus, Pinheiros, Governador Lindenberg, Boa Esperança, Vila Pavão, São Gabriel da Palha, Colatina e Marilândia.

“Abri as portas da minha propriedade para que nós produtores rurais possamos, a cada dia, colher informações fundamentais para qualificar a nossa produção”, disse o produtor rural José Roberto de Faria.

Produtor informado

Ao término do Dia de Campo foi entregue 26 certificados do curso Produtor Informado 2016. “Fizemos dois cursos com a participação dos filhos dos agricultores. Hoje com o avanço das tecnologias, o produtor precisa se atualizar e melhorar a gestão da propriedade”, ressaltou o extensionista Thiago Santos.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper