Um grupo de 20 estudantes do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), localizada no município de Ilhéus, na Bahia, visitaram propriedades nos municípios de Mucurici e Montanha. Os estudantes do 5° ao 9° período – que cursam as disciplinas de irrigação, fitopatologia e cultivo de frutíferas – puderam visitar propriedades rurais nos municípios de Mucurici e Montanha.
A viagem técnica foi articulada entre os professores Adriana Ramos (Irrigação), Jadergudson Pereira (Fitopatologia) e Rafael Barbosa (Tecnologia de Produção de Sementes e Cultivo de Frutíferas) e o escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Mucurici.
“O intuito da atividade foi apresentar aos alunos novas tecnologias de produção animal e vegetal, conhecimentos práticos sobre culturas e criações que comumente não são cultivadas na região Sul da Bahia e nem estudadas pela universidade, principais culturas agrícolas da região norte capixaba e o dia a dia dos produtores rurais da nossa região”, informou o extensionista do Incaper Felipe Lopes Neves.
No primeiro dia da visita técnica, os estudantes conheceram uma propriedade localizada no município de Montanha, que produz maçãs. Lá, eles puderam aprender as dificuldades para a produção da cultura, o sucesso do cultivo na região e as estratégias para a colocação do produto no mercado, aproveitando a entressafra de regiões tradicionais produtoras do Sul do país. Também foi visitada uma propriedade onde há produção de uvas para consumo in natura.
No segundo dia, os alunos visitaram uma área de produção de banana e mamão no município de Montanha, onde aprenderam sobre os sistemas de produção das duas culturas, cotação de preços, logística de entrega e mercado consumidor. Também foi realizada uma palestra sobre manejo da irrigação utilizando o irrigâmetro e resultados de observações em campo realizadas por um professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
No terceiro dia da visita, os alunos conheceram o confinamento do frigorífico Frisa localizado no município de Mucurici, onde também visitaram áreas irrigadas de produção de milho para silagem e o sistema de confinamento e alimentação dos animais. Foi feita visita na área de um produtor no município de Montanha, onde foi preparado um dia de campo sobre a cultura da pimenta-do-reino e sobre o uso dos mais diversos sistemas de irrigação.
No último dia da viagem, foi realizada uma visita à antiga unidade demonstrativa de maracujá localizada no município de Mucurici, onde os alunos puderam acompanhar a implantação de uma nova área de plantio, problemas fitossanitários, produção de mudas, irrigação e expectativas de produção para a nova área.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre Girelli
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper