A Associação Rural de Jerônimo Monteiro (ARUJEM), no Sul do Estado, existe há mais de dez anos. Em 2016, seus membros reuniram-se, com o apoio e incentivo do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a fim de alinhar pontos essenciais para o desenvolvimento da agricultura municipal.
A nova diretoria da ARUJEM, eleita recentemente, iniciou os trabalhos de planejamento. Para isso, contou com apoio da extensionista do escritório local do Incaper Marianna Abdalla Prata Guimarães, que conduziu o trabalho por meio de técnicas participativas. “O diagnóstico da situação da associação iniciou-se no mês de julho e, em seguida, priorizamos os principais pontos a serem trabalhados e iniciamos o planejamento de ações”, contou.
Dentre os itens prioritários, negativos e positivos, que serão tratados inicialmente pela associação, estão a busca por um ponto comercial no terreno onde fica a estrutura de beneficiamento de laranja, que está em comodato com a associação, o reforço da união do atual grupo de trabalho, a oportunidade de comprar e vender juntos, além da divulgação da qualidade dos produtos produzidos no município e, em consequência dos ajustes, aumentar a credibilidade do grupo em Jerônimo Monteiro.
A extensionista também informou que o processo será contínuo e constantemente os associados farão um diagnóstico, com novos planos de ações, avaliação e monitoramento da situação em que se encontram e, novamente, retomarão todo o processo.
“A expectativa da associação é muito boa. O Incaper continua se esforçando para que no próximo ano tenham muitos trabalhos. As ideias são motivadoras”, reforçou.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper