16/10/2020 11h51

Associação de Jerônimo Monteiro triplicou número de membros com auxílio do Incaper

Em 28 anos de existência, a Associação Rural de Jerônimo Monteiro (Arujem) esteve inativa por aproximadamente duas décadas. A realidade foi transformada em 2016, quando seis membros iniciaram o trabalho de reerguimento da Associação com auxílio e acompanhamento do Instituto Capixaba, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Um dos primeiros resultados foi a triplicação do número de associados, que, hoje, conta com 42 membros. 

A engenheira agrônoma Marianna Abdalla, do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Jerônimo Monteiro, explicou que em 2017 foi elaborado o projeto "Elos para a sustentabilidade: da preservação à comercialização" para desenvolvimento da associação. O projeto foi destinado para captação de recursos com a Fundação Banco do Brasil com apoio da Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres). O recurso de R$ 200 mil foi aprovado para a Arujem, o que possibilitou a execução de diversas ações nas propriedades dos associados, entre elas, a conservação de nascentes, construção de caixas secas e terraços, fomento de equipamentos e materiais para a melhora da produção nas propriedades. 

O recurso contribuiu para a execução de atividades de melhoria produtiva, conservação ambiental e organização social das famílias envolvidas. Entre as ações desenvolvidas pela Arujem estão ainda a compra conjunta, divulgação dos produtos produzidos pelos agricultores familiares e participação em feiras e exposições. 

"A associação, desde então, tem participado de diversas feiras e exposições com produtos de agroindústria, hortaliças, entre outros. Hoje, a associação está desenvolvida e já é referência para outras associações do município e região", disse a extensionista do Incaper.

Outro importante destaque no aumento de associados é o número crescente de mulheres e jovens participantes ativos. Uma dessas mulheres ativas é a associada e agricultora Luciene Maia. Ela destacou o projeto “Elos para a sustentabilidade” como um grande apoio à Associação que possibilitou repasses de equipamentos para uso nas propriedades rurais e materiais de cercamento das nascentes. 

"Esses trabalhos levaram a Arujem a conquistar até mesmo prêmios que valorizam instituições que incentivam e promovem a preservação ambiental. O Incaper gerenciou e deu toda assistência técnica necessária para o êxito da Associação. Por meio desse convênio, a Associação encontrou condições de motivar os associados a procurar melhores resultados em suas propriedades", afirmou a associada.

A experiência da Arujem foi destaque na exibição virtual do HorizontES em Extensão deste ano. Os objetivos do projeto para o coordenador do Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Central Sul, Ronaldo Alemães Stephanato, estão cumpridos com as escolhas das experiências. 

"O HorizontES em Extensão é um instrumento de trocas de experiências e fortalecimento de iniciativas para o desenvolvimento rural, além de dar visibilidade ao trabalho feito pelos extensionistas. Esses objetivos são muito importantes e possibilitam que a gente converse mais e decida juntos. Um exemplo disso foi com a escolha da experiência de Jerônimo Monteiro", comentou o coordenador do CRDR Central Sul.

Horizontes em Extensão

O HorizontES em Extensão foi lançado pelo Incaper no ano de 2019 visando à troca de conhecimento e capacitação em processos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). O projeto apresenta 11 experiências com relevância para o desenvolvimento rural do Espírito Santo, selecionadas pelos Centros Regionais de Desenvolvimento Rural (CRDRs).

Outros objetivos são o reconhecimento e valorização do trabalho realizado pelos extensionistas, técnicos e pesquisadores do Incaper, que têm grande importância no desenvolvimento das ações de sucesso junto aos agricultores. 

Neste ano, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o evento será on-line, com transmissão pelo canal do Incaper no YouTube ao longo dos meses de outubro e novembro. Confira o vídeo da experiência da Arujem.

Texto: Andreia Ferreira

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves / Andreia Ferreira
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865 / (27) 98849-6999
juliana.esteves@incaper.es.gov.br / andreia.santos@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper