29/11/2016 08h50 - Atualizado em 29/11/2016 08h46

Boletim climatológico do Incaper apresenta síntese do inverno 2016 no ES

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) disponibiliza à sociedade mais um Boletim Climatológico. Neste documento, é apresentada uma síntese dos principais fenômenos meteorológicos ocorridos no terceiro trimestre de 2016.

A publicação traz uma avaliação das chuvas e da temperatura no Espírito Santo, além de uma análise do status do balanço hídrico e da quantidade de água armazenada no solo, no Estado. O documento foi elaborado pela equipe de meteorologia do Instituto.

Segundo a equipe de meteorologia do Incaper, após análise dos meses de julho a setembro, pode-se afirmar que o inverno de 2016 foi seco no Espírito Santo, além de mais quente que o normal na maioria das regiões. “As chuvas mais significativas do trimestre caíram em setembro, no sudoeste capixaba, e em julho, na Grande Vitória. A distribuição espaço-temporal da precipitação ao longo do trimestre foi muito irregular, acarretando num regime pluviométrico de baixa qualidade”, falou José Geraldo Ferreira, da equipe de meteorologia do Instituto.

O Boletim Climatológico do Incaper é uma publicação trimestral, que traz informações que podem servir de subsídio para a tomada de decisões. Esse documento é uma importante ferramenta no caso de seguro agrícola, monitoramento de secas e é de grande utilidade para o estabelecimento e direcionamento de políticas públicas ligadas à agricultura, além de apoiar a pesquisa agropecuária.

Clique aqui para acessar o documento: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/2475/1/boletim-climatologico-jul-set-2016.pdf

Luciana Silvestre Girelli – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Twitter: @incaper